Vida de Nikola Tesla inspira peça de teatro na Caixa Cultural

“O universo está vivo como um animal”, de Diego Marchioro, Fernando de Proença e Nadja Naira, fica em cartaz ao longo do mês de setembro

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, a partir desta sexta-feira (2), a peça “O universo está vivo como um animal”, inspirada na biografia do cientista e inventor Nikola Tesla (1856–1943). O espetáculo terá sessões sextas-feiras e sábados, às 20h, e domingos, às 19h, durante todo o mês de setembro. Os ingressos para as apresentações são gratuitos e poderão ser retirados na bilheteria do teatro com uma hora de antecedência. 

Nikola Tesla

Nascido na Áustria em 1856, Nikola Tesla foi um dos maiores inventores de todos os tempos. Na Europa, Tesla estudou Engenharia e Física. Em 1882, descobriu o campo magnético rotativo, o que permitiu o desenvolvimento da tecnologia que é utilizada até hoje na transmissão de energia elétrica por longas distâncias.

Em 1884, mudou-se para Nova York, para trabalhar com o famoso inventor americano Thomas Edison (1847–1931). Ao longo da vida, Tesla registrou centenas de patentes e muitas tecnologias que hoje estão presentes no nosso cotidiano são atribuídas ao seu trabalho, como o controle remoto, o rádio e o raio-X. 

A peça

“O universo está vivo como um animal” é uma peça estruturada por quadros imagéticos, guiados pela dramaturgia da luz. A partir dos estudos da vida de Nikola Tesla (cartas, palestras, entrevistas e de sua autobiografia “Minhas Invenções”), os artistas contracenam e montam ambientes diante do público. Usando lâmpadas tubulares fluorescentes, desenvolvidas pelo inventor, o elenco conta histórias sobre a descoberta da eletricidade e os reflexos dessa invenção no mundo. 

Criada por Diego Marchioro, Fernando de Proença e Nadja Naira, a peça mistura arte e ciência, transitando no passado, no presente e no futuro. As criações e contribuições do inventor e suas relações com o mundo contemporâneo dão a tônica para a abordagem de ideias e conceitos sobre energia, magnetismo, eletricidade e democratização da luz.

Peça teatral

“O universo está vivo como um animal”. Caixa Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro). De 2 de setembro até 2 de outubro. Sextas e sábados, às 20h; e domingos, às 19h. Classificação indicativa: livre. Entrada gratuita (os ingressos devem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência). Outras informações: (41) 4501-8222 e (41) 4501-8694.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima