18 jun 2022 - 10h15

Americantiga Ensemble apresenta música desaparecida há mais de um século e meio

Americantiga Ensemble executa um dos andamentos de missa composta por Bernardino José de Sena, mestre de capela da Sé de Paranaguá

Uma obra musical que está desaparecida do mundo há mais de um século e meio será executada pela primeiríssima vez nos tempos modernos neste domingo (19). Vai ser na Igreja da Ordem, no centro histórico de Curitiba, num concerto do grupo Americantiga Ensemble, regida por Ricardo Bernardes.

O trecho que será mostrado ao público será um dos andamentos da “Missa de Mestre Bernardino”. Composta por Bernardino José de Sena, mestre de capela da Sé de Paranaguá entre 1777 e 1803. A missa foi encontrada por Ricardo Bernardes em Campinas depois de uma longa pesquisa, após passar dois séculos desaparecida.

Segundo Ricardo Bernardes, um regente e musicólogo curitibano radicado em Portugal, a missa é um achado. “A música não deve absolutamente nada às obras de outros compositores das cortes daqui ou de Portugal da mesma época. É música realmente boa”, conta ele.

Bernardes diz que a estreia com o dueto, extraído do “Glória”, é apenas um primeiro passo para colocar a Missa toda de volta em repertório. Em breve haverá uma interpretação da obra completa, que conta com os cinco textos canônicos musicados do missal romano.

O barroco

Para situar o trecho da Missa de Mestre Bernardino, Ricardo Bernardes e o Americantiga Ensemble, grupo criado em 1995, optaram por executar outras composições que influenciavam a música no Brasil nessa época ou que pertencem ao mesmo período.

Além de dois grandes compositores italianos do barroco, Vivaldi e Corelli, haverá obras de compositores do mundo lusófono barroco – justamente o objeto de pesquisa de Ricardo Bernardes.

Serão apresentados excertos do oratório “La Giuditta”, escrito em Roma em 1726 por Francisco António de Almeida (1703–1754), obras instrumentais de Pedro António Avondano (1714–1782) e as “Folias”, de Pedro Lopes Nogueira (c. 1686–1770).

Música clássica

Americantiga Ensemble, regida por Ricardo Bernardes, apresenta um dos andamentos da “Missa de Mestre Bernardino”. Igreja da Ordem (Largo da Ordem – Centro). Neste domingo (19), às 12h30.

O Plural é um jornal independente mantido pela contribuição de nossos assinantes. Ajude a manter nosso jornalismo de qualidade. Assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. E passa a fazer parte da comunidade mais bacana de Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários feitos em textos do Plural são moderados por pessoas, não robôs, e não são publicados imediatamente. Não publicamos comentários grosseiros, agressões, ofensas, acusações sem provas nem aqueles que promovem tratamentos sem comprovação científica.

Últimas Notícias

Radiocaos Sueto

Radiocaos Sueto Neste episódio os textos e ideias ao léu de Andressa Nuss, Jorge Luis Borges, Ronaldo Conde Aguiar, Marcelo Sandmann, Carlos Careqa, Amarildo Anzolin, Salvatore Quasimodo, Wally Salomão, Carlos Drummond de Andrade, Ivan Justen Santana, Tom Waits, Livia Lakomy, Maria Luiza Lago, Marilia Kubota, Mauricio Pereira, William Shakespeare com Miguel Falabella, Julia Graciela, Jean Garfunkel, Roberto Prado, Alice Ruiz, Reynaldo Jardim, Luci Collin, entre outros incansáveis das letras.

Redação Plural.jor.br

É de graça


E vai continuar assim. Mas o nosso trabalho só existe porque ele é financiado por você, leitora e leitor, e por parceiros. Ajude o Plural a continuar independente. Apoie e assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

Já é nosso assinante?
Faça seu login com email ou nome de usuário

Não é assinante?  Assine por valores a partir de R$ 5 por mês.

This will close in 20 seconds