UFPR exibe mostra sobre a Marujada de Bragança do Pará 

Trabalho do fotógrafo paraense Alexandre Baena da festividade religiosa da Marujada em louvor a São Benedito e a cultura popular do Pará

Mostra itinerante do cineasta, documentarista e fotógrafo paraense Alexandre Baena, apresenta seleção de imagens da festividade religiosa da Marujada em louvor a São Benedito e a cultura popular do estado do Pará. A exposição “Esmolação – Imagens da Marujada de Bragança pelo Brasil” terá abertura oficial na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no dia 12 de setembro às 16h, no edifício D. Pedro I. 

Composta por 14 telas em cores, as imagens retratam os detalhes da procissão, rostos, trajes, fé, religiosidade, arte e cultura secular. A estética da Marujada de Bragança é muito peculiar, a relação matriarcal e a indumentária saltam aos olhos composto pela junção de cada Maruja com seu imponente chapéu e o Marujo que carrega o Santo em um rito de devoção que é construído por inúmeras narrativas de graças pedidas e alcançadas.

Alexandre Baena

A exposição é uma mostra fotográfica itinerante parte integrante das comemorações pelos 410 anos do município de Bragança, nordeste do Pará. “Esmolação”, o título da exposição, é uma referência às comitivas de devotos e promesseiros – os marujos – que cumprem a missão de percorrer regiões do município: os campos, as colônias e as praias. A Marujada é uma manifestação de fé com danças típicas, rezas, cantoria e louvores a São Benedito, padroeiro da cidade de Bragança. Na festividade o profano e o religioso se misturam em harmonia com a devoção. 

Marujada de Bragança

A exposição mostra uma sequência de oito telas que têm em sua narrativa a cronologia do dia da festividade da Marujada, começando na igreja, seguindo para a procissão, indo para o barracão e terminando na igreja. 

E mais seis telas grandes, que são os marujos e as marujas em planos mais fechados, devotos que estavam em seu momento de adoração. As 14 são peças com uma expressão viva da religiosidade bragantina.

Serviço

A mostra fotográfica ficará aberta para visitação pública até o dia 24 de setembro, de segunda a sexta, das 7h às 23h; sábados das 7h às 19h.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima