Rumores cercam a adaptação da obra de Tolkien pela Amazon

Primeiras informações indicam possíveis erros e acertos da gigante do comércio on-line que também investe em conteúdo no Prime Video

Rumores sobre uma adaptação da obra de J. R. R. Tolkien (1892-1973) pela Amazon agitam a Terra-Média fictícia e Auckland real. Tudo indica que a maior cidade da Nova Zelândia será invadida pela produção de uma série nos próximos meses.

Informações de bastidores dizem que a primeira temporada terá oito episódios, sendo que os dois primeiros serão de 90 minutos cada um. Os otimistas apostam que o início da série (ainda sem nome e sem data de estreia) se trata de um filme de três horas dividido em duas partes.

O começo da produção e a quantidade de episódios já seriam novidades suficientes para agitar nosso imaginário e produzir teorias para adivinhar como será a série. Mas a grande notícia é que a Weta, responsável por toda a produção de armas, armaduras, arcos, cenários e objetos de cena dos filmes do “Senhor dos Anéis” (também baseados em Tolkien) embarcou também na série.

E Howard Shore, compositor da trilha sonora dos filmes, está conversando com a Amazon para participar do projeto. Provavelmente não como compositor, mas como consultor das músicas.

Seria muito difícil para a Amazon fugir do visual que os filmes criaram, ver a Terra-Média com outras cores e formas seria estranho.

Expectativa

A decisão de não tentar fazer parecido, mas chamar quem de fato criou o visual dos filmes com que estamos acostumados é acertada. E aumenta a expectativa de que teremos algo realmente bom. Não é crucial, mas faz uma baita diferença que a Terra-Média dos filmes e da série seja a mesma e tudo indica que, ao menos em parte, ela será.

Digo em parte porque John Howe e Alan Lee, os ilustradores que conceberam o visual dos filmes, confirmaram que até agora não foram contatados pela Amazon para participar do projeto. O que me deixa um pouco receoso em relação a série.

Água, muita água

Para a série, foi construído o maior tanque de água de que se tem notícia em um set de filmagem. Equipes de dublês especialistas em cenas na água teriam sido contratados e pessoas que trabalharam em “Aquaman” e estão trabalhando em “Avatar 2” (boa parte embaixo da água) também foram chamados.

Não seria loucura pensar que algo grande envolvendo muita água vai acontecer. Para quem leu os livros de Tolkien, duas coisas vêm à memória: Beleriand e Númenor.

No fim da Primeira Era, quase toda a região de Beleriand foi engolida pelo mar e, perto do fim da Segunda Era, Númenor teve o mesmo destino.

Não faria sentido o início da série ser quase o fim da Segunda Era, tem muita coisa interessante antes (forja do Anel, Sauron futriqueiro) – o que nos leva a pensar que a série começaria com o fim de Beleriand, a derrota de Morgoth e o início de Númenor.

É um começo promissor e que pode funcionar muito bem, apresentando informações importantes e criando o ambiente para tudo que vai acontecer ao longo da Segunda Era.

Os fãs de Tolkien (como eu) seguem esperançosos de que a série será incrível.

*

Foto no alto da página: mapas do mundo criado por Tolkien. (Aleksandar Cocek/Creative Commons)

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Rumores cercam a adaptação da obra de Tolkien pela Amazon”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima