Tarjei Vesaas usa o frio da Noruega para falar sobre solidão

Autor prolífico morto em 1970 tem seu primeiro livro publicado no Brasil, "O castelo de gelo"

[playht_listen_button inline=”yes” tag=”p”]

Um dos fatos que mais chama atenção na biografia do escritor Tarjei Vesaas não é o de ele ter nascido no sul da Noruega, num condado chamado Telemark. Também não é o de ter morrido em 1970, aos 72 anos. O fato que mais chama atenção é o de que ele era um “apreciador de longas caminhadas”. 

O senso comum diz que não faltam paisagens espetaculares na Noruega e elas são uma espécie de marca registrada da literatura de Tarjei Vesaas. A Todavia acaba de publicar “O castelo de gelo”, o primeiro trabalho do autor a sair no Brasil, com tradução do norueguês feita por Leonardo Pinto Silva.

Tarjei Vesaas

Vesaas narra a história da amizade entre duas adolescentes: Siss e Unn. Uma delas faz o tipo garota popular da escola e a outra é mais reservada e acaba de se mudar para o vilarejo. 

A narrativa de “O castelo de gelo” cria um paralelo entre o fim da infância, que é também o fim da inocência, e o inverno pesado da Noruega. Publicado originalmente em 1963, o romance encara a tarefa difícil de olhar com afeto para a solidão que todo mundo sente. Em algum momento.

Livro

“O castelo de gelo”, de Tarjei Vesaas. Tradução de Leonardo Pinto Silva. Todavia, 180 páginas, R$ 64,90. Romance.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Tarjei Vesaas usa o frio da Noruega para falar sobre solidão”

  1. Acabo de ler está bela história. De fato, as paisagens descritas pelo autor estão presentes, e dão uma espécie de moldura àquilo que se quer tratar: a solidão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima