Semana Literária do Sesc começa nesta 4ª-feira em Curitiba

O maior evento literário do Paraná tem atividades como palestras, mesas-redondas e oficinas a partir do dia 4 de outubro

A 42ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro é o maior evento literário do Paraná com programação em 27 cidades e acontece de quarta-feira (4) até domingo (8). O evento tem atividades como conversas com autores, contações de histórias, participação de grupos de teatros, oficinas, e intervenções literárias. Em Curitiba, toda a programação é realizada no vão livre e no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), a entrada é gratuita. 

Programação da Semana Literária Sesc

Palestras e bate-papos com escritores

Tati Bernardi

A colunista da Folha de São Paulo, autora de “Depois a louca sou eu” e “Homem-objeto e outras coisas sobre ser mulher”, apresentadora dos podcasts Meu inconsciente coletivo, Calcinha Larga e Quem lê tanta notícia; será responsável pela palestra de abertura do evento, na quarta-feira (4), às 19h30.

Goimar Dantas

A Editora Senac, parceira do evento, traz a jornalista, escritora, doutoranda em Literatura pela USP, para um bate-papo sobre seu livro “A arte de criar leitores – reflexões e dicas para uma mediação eficaz”, na quarta-feira (4), às 14h.

Daniel Mella

Na quinta-feira (5), às 19h, o Sesc PR, em parceria com o Instituto Cervantes em Curitiba e apoio da Embaixada do Uruguai trazem ao evento o escritor uruguaio para uma fala sobre escrita e literatura latino-americana, com mediação da professora da UFPR Regina Amélia Darriba Rodrigues.

Claudia Matarazzo

Na quinta-feira (5), às 15h, a jornalista, escritora e apresentadora de rádio e televisão, fala sobre Gastronomia Brasileira. 

Odilon Esteves

O artista mineiro, presente em minisséries da Rede Globo como “Queridos Amigos” e “Mar do Sertão”, estará na palestra cênico-literária “Para abrir outras janelas” na sexta (06), às 17h. 

Natalia Timermann e Tamy Ghannam

Ainda na sexta (06), às 19h, para dialogar sobre a temática “A nossa dor a gente inventa: escritas de si na ficção contemporânea”, o evento recebe a crítica literária e pesquisadora de narrativas brasileiras contemporâneas, Tamy Ghannam, e a médica psiquiatra, doutoranda em Literatura, finalista do Prêmio Jabuti, com “Quelônio”, em 2019.

Joca Terron

No sábado (7), às 14h, o poeta, prosador e designer gráfico, fala sobre “Realismo se escreve entre aspas: porque a literatura realista é insuficiente para captar a realidade”.

Cristiane Sobral

Também no sábado (7) às 19h, a escritora, atriz e arte educadora, Cristiane Sobral, ministra a palestra “Poética e estética: a literatura como resistência e anunciação”. 

Fernanda Takai

A última atração da programação da Semana Literária, no domingo (8), às 19h, reúne a força da música e da literatura e será comandado pela cantora, compositora e escritora Fernanda Takai, vocalista da banda mineira Pato Fu. 

Mesas redondas

O evento também tem na programação mesas redondas com: o poeta, tradutor e professor de Latim da UFPR, Guilherme Gontijo; com o doutor em Letras Clássicas pelas Universidade de Oxford, Alessandro Rolim de Moura; com a professora da UFPR, atuante nas áreas de Língua Alemã e Literatura Austríaca, Ruth Bohunovsky; com o tradutor, poeta e doutor em Letras pela UFPR, Hugo Simões; com o jornalista e escritor, Rogério Pereira; com o escritor, jornalista e empresário, Luiz Andrioli; com o professor, pesquisador, tradutor e escritor, Caetano W. Galindo, e o doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e professor da UFPR, José Borges Neto.

Lançamento de Livros

No sábado (7), às 10h, o Sesc PR lança a 8ª Coletânea de Contos Infantis, com 10 trabalhos de escritores paranaenses, ganhadores de concurso. As edições anteriores das coletâneas podem ser lidas aqui.

Infância

A literatura para a primeira infância no evento tem a participação dos contadores de histórias Fafa Conta, Samara Rosa e Rafael Di Lari com diversas apresentações durante a programação. Também serão apresentadas peças teatrais entre as atividades e, na área externa do museu, a unidade móvel BiblioSesc – uma biblioteca itinerante do Sesc com mais de três mil títulos, fará mediações de leitura e contação de histórias. 

Shows

Com repertório brasileiro de música popular, Ricardo Salmazo e Regional Generoso fazem apresentação musical no dia 5, a partir das 17h. No sábado (7), das 16h às 17h, as Brejeiras apresentam samba e choro. 

Oficinas e livros à venda

A programação do evento também oferece oficinas todos os dias. Os visitantes ainda podem aproveitar para comprar livros de aproximadamente 30 editoras, com descontos mínimos de 20% sobre o valor de capa.

Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro

De quarta-feira a sábado (4 a 7),  das 10h às 21h, domingo (8), das 10h às 20h, no vão livre e  Auditório Poty Lazzarotto, do Museu Oscar Niemeyer – MON (rua Marechal Hermes, 999

Centro Cívico). Todas as palestras e o show terão entrada gratuita, mas é necessário retirar os ingressos, que são limitados, no balcão do Sesc PR na feira, duas horas antes do início. A programação completa do evento pode ser conferida aqui, as atividades podem ser consultadas  por cidade e tipo. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima