Exposição inédita entra em cartaz com obras da coleção permanente do Museu Oscar Niemeyer

Com proposta de diálogo entre o acervo do MON e a arte contemporânea, “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro” inclui 100 obras de 44 artistas

“Antes e agora, longe e aqui dentro”, exposição inédita, entra em cartaz no dia 29 de fevereiro, no Museu Oscar Niemeyer (MON). A mostra tem curadoria da professora e pesquisadora Galciani Neves e apresenta mais de 100 obras realizadas por 44 artistas. Entre elas estão pinturas, desenhos, fotos, esculturas, vídeos, áudios e instalações, reunindo técnicas variadas e dispostas na Sala 11, além de outros espaços da sede da instituição, como Pátio das Esculturas, hall térreo, rampa, e Parcão.

A mostra resulta de um projeto que teve início no ano passado, cuja proposta é estabelecer diálogos entre o acervo do MON e a arte contemporânea brasileira, além de gerar conteúdo para o setor Educativo do Museu. Atualmente, a coleção permanente da instituição conta com 14 mil obras de arte. Ainda segundo a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika, metade das exposições realizadas pelo MON apresenta obras do acervo próprio da instituição, que quintuplicou de tamanho nos últimos anos.

“Antes e agora, longe e aqui dentro”

Seis artistas, com obras presentes na coleção permanente da instituição, foram selecionados para serem eixos do projeto. São eles: Cícero Dias, Miguel Bakun, Amelia Toledo, Efigênia Rolim, Rosana Paulino e Gustavo Caboco.

A partir de pesquisa, foram escolhidos trabalhos relevantes tanto para o contexto de produção artística da cidade de Curitiba quanto para a história da arte do Estado do Paraná e do Brasil e que, assim, tentam celebrar a diversidade do acervo do Museu e sua importância.

Leia também: Grafites feitos por OSGEMEOS desaparecem da fachada do MON

A proposta é gerar conteúdo educativo, a partir de um mergulho no acervo. “Tendo como título ‘Antes e agora, longe e aqui dentro’, a mostra apresenta trabalhos que discutem as relações indissociáveis entre corpo e território e os muitos modos de habitar, ser e registrar paisagens, propondo paisagens: aquilo que avistamos ao longe, que definimos como um recorte de um lugar, o que está perto demais (como a palma da mão) ou a distância entre duas pessoas, uma construção de partilha com o tempo e o lugar”, explica a curadora Galciani.

Serviço

Exposição “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”

A partir de 29 de fevereiro, 19h, na sala 11 do Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999) e em outros espaços da instituição. De terça a domingo, das 10h às 17h30 (permanência até 18h). Ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia). Toda quarta-feira, entrada gratuita. Outras informações e ingressos no site do museu.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima