Elas não são fracas: Slam das Gurias começa ano de batalhas

Fique por dentro das atividades previstas para este ano e conheça um pouco da comunidade que incentiva o protagonismo feminino nas competições de poesia falada

Neste domingo (25), rola o primeiro Slam das Gurias de 2024, batalha de poesia falada que abre o calendário de atividades anuais do grupo. As apresentações acontecem no último domingo de cada mês, às 15h, no mesmo local que vem sendo ocupado pelas poetas nos últimos tempos, a Praça João Cândido (próximo às Ruínas de São Francisco). Contudo, quando chove, a disputa se muda para o Espaço Villa Bambu, no número 68 da rua Trajano Reis. (Como a previsão para este fim de semana é de que “Chuvitiba” fará jus ao apelido, é quase certo que o slam será na Trajano.) 

A participação é aberta e gratuita para poetas mulheres cis ou trans, não é preciso fazer inscrição antecipada, basta chegar e dar o nome. Além da batalha de poesia falada, o evento tem um momento chamado Microfone Aberto, quando podem ser apresentados trabalhos de outras linguagens artísticas. Todos os públicos são bem-vindos, independente de gênero ou idade, e também não pagam nada para prestigiar o talento das gurias. 

As gurias não são fracas

As batalhas do grupo ao longo do ano garantem participação no Circuito Paranaense de Campeonatos de Poesia Falada Slam Paraná, mas não para todas as artistas. Entra na seletiva paranaense do Slam Brasil, quem vencer ao menos uma edição mensal e, depois, conquistar a vitória na Final do Slam das Gurias, marcada para o mês de agosto. Em 2023, por exemplo, uma das Gurias, a poeta Liza, foi a campeã do Slam Paraná. 

Leia mais sobre o Campeonato de poesia falada, Slam Paraná

Além de pontuar no caminho de disputas maiores, esta primeira batalha do ano é a chance de conferir de perto o talento de uma grande fera. Vai estar por lá a poeta Diva Ganjah, que participou do Slam Latines 2023, representando o grupo entre poetas de toda América Latina.

O Slam das Gurias

O Slam das Gurias nasceu em março de 2019, conforme conta Gabriela Santos, organizadora do movimento junto com Danielle Damasceno e Jaqueline Mancebo. A inspiração veio do paulistano Slam das Minas, que já colocava mulheres e trans como protagonistas nas batalhas de poesia.

“A gente acredita que esse movimento é muito importante para que mulheres tomem a iniciativa de dizer um poema em voz alta, de expressar um pensamento ou um sentimento”, fala Gabriela ao explicar que o trabalho envolve criar um espaço espaço acolhedor “para que todas possam compartilhar histórias de vida através da poesia”. 

O maior desejo para o futuro do Slam das Gurias, na verdade, é a mesma motivação que fez as três encararem a missão de reunir esse grupo de poetas em comunidade. “O nosso principal sonho é que, com o nosso movimento, as mulheres e as pessoas trans sintam que podem e que devem ocupar os seus espaços de fala”, explica Gabriela.

1º Slam das Gurias de 2024

Domingo (25/02), às 15h, na Praça João Cândido (Caso esteja chovendo, o evento acontece no Espaço Villa Bambu – rua Trajano Reis, 68). 

Participação gratuita.

Outras informações, aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima