Campeonato de poesia falada, Slam Paraná, é neste domingo (24)

O vencedor da disputa estadual garante uma vaga na etapa brasileira da competição, que mistura literatura e esporte

O Slam Paraná, o campeonato paranaense de poesia falada, chega a sua 5ª etapa neste domingo (24). Com entrada gratuita para o público, o torneio acontece no Teatro Laboratório (Telab) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) com entrada gratuita para o público. 

Para quem não está familiarizado, o Slam (termo que significa bater com força, em inglês) é uma competição que mistura literatura com esporte. Ela surgiu nos Estados Unidos, nos anos 80, é reconhecida com um gênero literário de resistência e, desde 2008, está presente no Brasil. 

Etapa paranaense

A etapa paranaense tem representantes de 14 cidades do estado e regras que seguem os padrões internacionais: declamações de poemas autorais de até 3 minutos, não é permitido usar objetos, adereços cênicos ou música de fundo. As notas são atribuídas por juízes escolhidos entre as pessoas na plateia e os competidores derrotam seus oponentes de rodada em rodada, até a vitória.

Conforme explica um dos organizadores do evento em Curitiba, Emerson Nogueira, os participantes podem até fazer apresentações com improviso, poesias criadas na hora, mas isso é incomum. Em geral, as declamações são de textos decorados pensando na melhor performance para impressionar o júri, contudo é permitido ler. 

Competidores

Segundo Nogueira, os participantes desta 5ª etapa da disputa no Paraná, têm de 20 a 30 anos de idade na maioria e são bastante diversos. “O que os une, realmente, é a produção poética e a participação nos Slams; alguns deles trabalham no universo da arte e da cultura em outras atividades”, diz o organizador. Confira a seguir as comunidades (grupos de poetas) que estão representados no torneio por alguns de seus integrantes.

Slam Alferes Poeta 

É o primeiro Slam periférico do Paraná, acontece no bairro do Parolin, em Curitiba. 

Slam Contrataque 

É o mais antigo e em atividade no Paraná, acontece no Cavalo Babão, no centro histórico de Curitiba.

Slam de la Frontera 

De Foz do Iguaçu, já teve a participação de poetas de vários países, com apresentanções em diferentes línguas (Português, Espanhol, Guarani, Criollo haitiano, Francês).

Slam das Gurias CWB

É exclusivo para apresentação de mulheres e público LGBTQIA +. Todes podem ouvir, mas o espaço de apresentação é exclusivo para elas. 

Slam da Zumbi 

É organizado pela Associação dos Rimadores, em Curitiba, e realizado na Feira Afro da Zumbi junto com outras atividades culturais.

Slam do Muma 

Nasceu em abril de 2023 e suas atividades são em frente ao Auditório Antônio Carlos Kraide, no Portão Cultural/Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMA), ao lado do Terminal do Portão, em Curitiba.

Slam Pé Vermelho 

É o primeiro do interior do estado, acontece em Maringá e reúne poetas da Região Norte do Paraná.

Campeonato de poesia falada, Slam Paraná 2023   

No domingo, 24 de setembro, às 14h, Teatro Laboratório (Telab) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de Curitiba II (antiga FAP, na Rua dos Funcionários, 1756, Cabral. Outras informações, aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima