Festival Firma “Mesa farta, ideia forte” reúne grafite, música e poesia para valorizar cultura alimentar

O evento é neste sábado e domingo (6 e 7), quando mais de 70 artistas criarão um mural no Colégio Isabel Lopes Santos Souza, a participação é aberta ao público com sugestão de doações de alimentos, muitas atrações culturais e almoço gratuitos

“Mesa farta, ideia forte” é o tema da segunda edição do Firma, festival que reúne grafite, música e poesia, com o objetivo de fortalecer estas manifestações na cidade e valorizar nossa cultura alimentar. O evento acontece neste sábado e domingo (6 e 7), quando mais de 70 artistas vão se unir para compor um mural no Colégio Estadual Professora Isabel Lopes Santos Souza (Rua Rosa Tortato, 500 Pinheirinho). O evento é aberto ao público e conta com programação cultural e almoço gratuito.

Programação Festival Firma

A programação cultural do Firma começa às 9h da manhã de sábado, quando o muro será liberado para o início da composição do mural. Ao longo do sábado e do domingo, uma série de atividades culturais estão programadas para receber os jovens da comunidade do colégio onde acontece o evento, mas também de interessados em arte, na cultura hip-hop e nas ideias da produção de alimentos e da boa nutrição.

Almoço Grátis e atrações Culturais

Entre as atrações, destaque para o Slam das Gurias, o rapper Kong Cutz e a apresentação dos DJs Baqueta; Kozmica, Pesp, Xaro, Mitay, Babs e Franco. A programação também inclui as oficinas de horta com James Willian e de reaproveitamento de alimentos com Pedro Munhoz, a roda de conversa sobre alimentação com o professor Ivan Santos e o Cineclube Firma, com a apresentação e debate sobre os filmes “Ilha das Flores”, documentário dirigido por Jorge Furtado, e “Cidade Cinza”, de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo.

Uma das características do evento é o almoço grátis, tanto no sábado quanto no domingo, será distribuído durante o almoço uma feijoada vegetariana que será produzida por voluntários e pela organização do Firma – a distribuição acontece mediante disponibilidade e horário a ser confirmado na programação.

Leia também: Elas não são fracas: Slam das Gurias começa ano de batalhas

Festival Irmandade Alimentada – Firma

Um desencontro entre a arte e a lei fez surgir a semente do Firma. Para tentar reverter uma eventual punição por uma pintura sem autorização, artistas da periferia de Curitiba bolaram uma proposta para ocupar mais de 650m² de parede, impactando toda a Vila Pluma, no bairro Pinheirinho.

Firma é o acrônimo de Festival Irmandade Alimentada, ideia concebida em 2021, quando o combate à pandemia do Covid-19 impôs uma série de restrições que, entre tantos fatores, impactou nos encontros, no trabalho e, consequentemente, no acesso à comida, trazendo a insegurança alimentar para a pauta das cidades. Essa foi a ideia central naquele dezembro de 2021, quando uma corrente de esforços reuniu mais de 80 artistas, comunidade e patrocinadores em dois dias de cultura e solidariedade. No total, foram arrecadados mais de 150 quilos de alimentos que foram doados à comunidade.

Doação de alimentos

Nesta edição do Firma também haverá arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão revertidos para famílias que residem na região próxima à escola. A organização sugere que cada participante contribua com 2kg de alimentos não perecíveis, pedido que se estende ao público e aos artistas participantes do evento.

Festival Firma 2ª Edição – “Mesa Farta, Ideia Forte”

Sábado e domingo, 6 e 7 de abril, das 9h às 17h, no Colégio Isabel Lopes Santos Souza (Rua Rosa Tortato, 500 – Pinheirinho). Entrada e participação gratuita com sugestão de doação de 2kg de alimentos não perecível por participante.

Outras informações no Instagram do evento.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima