Grafites feitos por OSGEMEOS desaparecem da fachada do MON

As obras de arte foram cobertas por banners de divulgação da exposição "Extravagâncias", de Joana Vasconcelos, que está prestes a entrar em cartaz no museu

Os grafites de OSGEMEOS na fachada do Museu Oscar Niemeyer (MON), feitos em setembro de 2021, foram cobertos pelo material de divulgação da próxima atração que chega ao espaço. As intervenções assinadas por Gustavo e Otávio Pandolfo eram parte da exposição “Segredos”, a maior mostra dos artistas já realizada e produzida originalmente pela Pinacoteca de São Paulo.

A estrutura que cobre as obras de arte urbana que desde então integravam o edifício foi instalada na última quarta-feira (22 de novembro). As pinturas agora estão em baixo de suportes metálicos e banners de grandes proporções. 

A reportagem entrou em contato com a instituição e perguntou sobre detalhes como se a colocação dos materiais pode prejudicar os grafites, se a estrutura é temporária e removível, ou se houve algum cuidado relativo a preservar os painéis assinados por OSGEMEOS. Também foi questionado se existe previsão das obras deixadas pela dupla no MON terminarem cobertas pela divulgação de cada nova exposição que entre em cartaz no museu. 

Resposta do MON

Em resposta, a seguinte nota foi enviada pela assessoria do MON:

A intervenção artística em questão foi realizada na fachada do Museu Oscar Niemeyer, em caráter temporário e reversível, com ciência e autorização dos artistas, como forma de divulgar a mostra “OSGEMEOS: Segredos”, inaugurada em setembro de 2021. Naquele local, tradicionalmente, costumam ser fixados banners com a programação da entidade desde a sua fundação. 

Com a atual realização da grandiosa exposição da artista portuguesa Joana Vasconcelos, inaugurada no Olho em 23 de novembro de 2023, foi fixado um banner informativo sobre tal evento na mesma área da fachada, em substituição da intervenção anterior.

Os grafites já estavam em risco? 

Anteriormente, na sessão da Câmara Municipal de Curitiba de 3 de outubro, que discutiu a Lei da Arte Urbana de Curitiba (já aprovada e sancionada pelo prefeito Rafael Greca), o vereador Herivelto Alves de Oliveira (Cidadania) comentou que os murais estavam em risco devido a um projeto de pintura da fachada do MON. Contudo, a assessoria do museu negou que houvesse previsão de apagar os grafites à época. Confira, a seguir, a resposta enviada à reportagem do Plural naquela data. 

A intervenção artística em questão foi realizada pelos artistas como forma de divulgar a mostra “OSGEMEOS: Segredos”, em caráter reversível e temporário, na fachada do edifício, onde costumam ser fixados banners com a programação da entidade desde sua fundação. 

Tal ação foi realizada com parecer favorável da Coordenadoria do Patrimônio Cultural da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná – SECC, que administra o patrimônio tombado no Estado do Paraná.

Não há previsão, a curto prazo, de pintura da área externa do museu, entretanto, não há qualquer impedimento ou restrição para que isso aconteça.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima