Inquilino deve documentar problemas em imóvel para requerer indenizações

Claudia Silvano, do Procon, explica como agir quando a imobiliária não resolve o problema

Quem mora de aluguel e tem contrato com imobiliária está ciente de uma série de obrigações que devem ser cumpridas. Por outro lado, é papel da imobiliária realizar as manutenções necessárias no imóvel quando solicitada, conforme o acordo entre as partes.

No entanto não é raro que inquilinos fiquem desassistidos ou que o conserto de alguma coisa no imóvel seja feito de forma inadequada. Em alguns casos cabe indenização, sobretudo se houver danos em móveis ou transtornos ao morador.

Para a coordenadora do Procon Paraná, Claudia Silvano, nestes casos é preciso documentar o que está acontecendo. As solicitações, por exemplo, devem ser feitas por aplicativo de mensagem ou e-mail. A pedida é evitar ligações para que o conteúdo fique documentado.

Leia também: Comissão de Segurança Pública da Alep aprova PL que exige formação superior para militares

“Tudo tem de ser por escrito porque aí o inquilino tem uma comprovação de que ele fez a reclamação, de que o problema deveria ter sido resolvido”, explica. Além disso, os locais danificados também devem ser fotografados.

Os registros podem subsidiar eventuais processos e pedidos de reparação quando houver negligência das imobiliárias. Saiba mais:

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima