Quem mora de aluguel e tem contrato com imobiliária está ciente de uma série de obrigações que devem ser cumpridas. Por outro lado, é papel da imobiliária realizar as manutenções necessárias no imóvel quando solicitada, conforme o acordo entre as partes.
No entanto não é raro que inquilinos fiquem desassistidos ou que o conserto de alguma coisa no imóvel seja feito de forma inadequada. Em alguns casos cabe indenização, sobretudo se houver danos em móveis ou transtornos ao morador.
Para a coordenadora do Procon Paraná, Claudia Silvano, nestes casos é preciso documentar o que está acontecendo. As solicitações, por exemplo, devem ser feitas por aplicativo de mensagem ou e-mail. A pedida é evitar ligações para que o conteúdo fique documentado.
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“Tudo tem de ser por escrito porque aí o inquilino tem uma comprovação de que ele fez a reclamação, de que o problema deveria ter sido resolvido”, explica. Além disso, os locais danificados também devem ser fotografados.
Os registros podem subsidiar eventuais processos e pedidos de reparação quando houver negligência das imobiliárias. Saiba mais: