Mês da Mulher no Museu Oscar Niemeyer tem programação especial

Em março, o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece oficinas artísticas temáticas e mediações gratuitas para o público

O Museu Oscar Niemeyer (MON) terá oficinas artísticas e mediações gratuitas para o público, com a temática Mulheres durante este mês. Os interessados em participar não precisam ter conhecimento prévio em arte.

“Laboratório de Experiências: Monotipia”

A primeira atividade acontece no dia 6 de março, é o “Laboratório de Experiências: Monotipia”, inspirado nas obras da artista Mira Schendel, com peças no acervo do MON. A prática parte da investigação dos trabalhos e o público poderá perceber quantas camadas cabem em uma monotipia, por exemplo. Tradicionalmente, no “Laboratório de Experiências”, a oficina do MON se transforma num espaço de investigações e descobertas.

A atividade é recomendada para maiores de 3 anos, mas menores de 14 anos precisam do acompanhamento de um adulto para participar. As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência e seguem ordem de chegada, sujeitas a lotação.

“Oficina Caderneta de Cores com Inspirações Literárias”

Outra oficina artística programada para março é, no dia 16, às 14h30, a “Oficina Caderneta de Cores com Inspirações Literárias”, com a artista do acervo Tatiana Stropp. A proposta será a criação de uma caderneta com páginas em papéis translúcidos e coloridos, incentivando a investigação das relações entre as cores, juntamente com páginas contendo trechos de textos literários e poéticos escritos por mulheres.

A atividade é direcionada para maiores de 7 anos, mas menores de 14 anos precisam do acompanhamento de um adulto para participar. Será realizada no Espaço de Oficinas (subsolo), gratuitamente, mas neste dia é necessário adquirir ingresso para entrar no Museu e realizar antecipadamente a inscrição aqui.

Tatiana Stropp

Tatiana Stropp vive e trabalha em Curitiba. A artista é bacharelada no curso de Pintura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Possui obras em acervos de importantes instituições como o Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná e Fundação Romulo Maiorana, além de ter participado de exposições pelo Brasil, Madrid e Palma de Mallorca, na Espanha. Foi indicada ao Prêmio PIPA nos anos de 2012 e 2013 e também faz parte da plataforma de pesquisa em Arte Contemporânea Latino-Americana Abstraction in Action.

“Esculturas e Texturas: Inspirada em Obras de Joana Vasconcelos”

No dia 20, o MON irá oferecer ao público a oficina “Esculturas e Texturas: Inspirada em Obras de Joana Vasconcelos”, com duração de 1h30 e duas opções de sessões: às 10h30 e 14h30. A proposta será investigar detalhes, texturas e materiais que a artista utiliza em suas obras e, a partir daí, criar protótipos de esculturas e instalações.

A atividade é para o público acima de 5 anos, mas menores de 14 anos precisam do acompanhamento de um adulto para participar. As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência, seguem ordem de chegada e as atividades estão sujeitas a lotação.

“Conhecendo Artistas: Roteiro Temático Mês das Mulheres”

Mediação

“Conhecendo Artistas: Roteiro Temático Mês das Mulheres” é a proposta de mediação para este mês de março. O público será convidado a percorrer um roteiro com obras expostas, assinadas por artistas mulheres, acompanhado por educadores do MON.

A atividade, livre para todos os públicos, será realizada nos dias 13 e 27, às 15h. A mediação é uma oportunidade para, a partir do diálogo, ampliar nossas percepções, experiências e relações com as exposições.

Calendário de programação

6 de março

“Laboratório de Experiências: Monotipia”, inspirado na obra da artista Mira Schendel

Sessões às 10h30 e 14h30 (com duração de 1h30)

Espaço de Oficinas (subsolo do MON)

16 de março

“Oficina Caderneta de Cores com Inspirações Literárias”, com a artista do acervo Tatiana Stropp

14h30

Espaço de Oficinas | Subsolo do MON

*Neste dia é necessário adquirir ingresso para entrar no Museu e realizar antecipadamente a inscrição pelo link: https://bit.ly/OficinaTatianaStropp2024.

20 de março

“Esculturas e Texturas: Inspirada em Obras de Joana Vasconcelos”

Sessões às 10h30 e 14h30 (com duração de 1h30)

Obs.: As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência e seguem ordem de chegada. As atividades estão sujeitas a lotação. Para participar, não é necessário ter conhecimento prévio em arte.

13 e 27 de março

Mediação: “Conhecendo Artistas: Roteiro Temático Mês das Mulheres”

15h

Ponto de encontro: rampa 1º andar

As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência e seguem ordem de chegada e as atividades estão sujeitas a lotação.

Essa atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia da atividade e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail [email protected].

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima