Rodrigo Garcia Lopes lança volume com sua obra completa

Edição especial da Kotter reúne, num volume único, todos os livros do poeta, tradutor e compositor paranaense radicado em Florianópolis

“Poemas Coligidos (1983-2023)” é uma edição especial que reúne toda a poesia de Rodrigo Garcia Lopes em um único volume. Esse livro é resultado de quatro décadas dedicadas à arte da palavra e do verso. Nele, o leitor encontrará, na íntegra, as obras publicadas pelo autor até aqui: “Solarium” (1994), “Visibilia” (1997), “Polivox” (2001), “Nômada” (2004), “Estúdio Realidade” (2013), “Experiências Extraordinárias” (2015) e “O Enigma das Ondas” (2020). 

Leia mais: “Janela indiscreta”, um poema sobre Curitiba, de Rodrigo Garcia Lopes

A investigação da linguagem (a relação entre ser humano-mundo-linguagem) tem sido o cerne de seu trabalho, compreendendo experiências com poesia, ficção, tradução, música, ensaio, crítica, jornalismo, editoração, teatro e cinema. A poesia de Garcia Lopes está aberta a uma multiplicidade de vozes, estilos, práticas discursivas e formas, tendo buscado um diálogo rico com as tradições literárias brasileiras e de outras culturas. 

Rodrigo Garcia Lopes

Todas as páginas deste volume são amostras de que a poesia (ela mesma uma espécie de língua estrangeira) pode explorar, em profundidade e em múltiplos registros, a realidade e a existência contemporâneas. Poemas que confrontam o mundo esteticamente e exibem uma urgência vital em nossos tempos turbulentos. Com uma trajetória marcada por rigor estético, coragem na abordagem de temas complexos e uma linguagem marcada pela polifonia, Rodrigo Garcia Lopes conquistou seu lugar como um dos nomes relevantes da poesia brasileira contemporânea.

O livro traz ainda uma fortuna crítica, composta por textos críticos, fragmentos e análises realizadas por dezenas de estudiosos, críticos literários e escritores sobre a obra do autor, como Flora Süssekind, Silviano Santiago, Marjorie Perloff, José Castello, Manuel da Costa Pinto, Caetano Galindo, Carlito Azevedo, entre outros. Essa coleção de perspectivas e interpretações, ainda que de forma concisa, contribui para uma compreensão mais ampla e aprofundada da poesia de Garcia Lopes, permitindo ao leitor mergulhar nas várias camadas de significado e apreciar a complexidade e particularidades de sua poesia.

Livro

“Poemas Coligidos (1983-2023)”, de Rodrigo Garcia Lopes. Kotter Editorial, 616 páginas, R$ 169,70 (na Amazon) e R$ 118,79 (na loja da Kotter).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima