Paraná tem programação especial em homenagem às mulheres negras

Julho das Pretas vai promover debates, encontros e apresentações artísticas sobre o direito e a luta das mulheres negras. Eventos ocorrem em Curitiba, Paranaguá e Umuarama

A Rede Mulheres Negras do Paraná (RMN-PR) está organizando uma programação com dez atividades centradas no protagonismo e na luta da mulher negra. O Julho das Pretas de 2023 promove uma série de debates, rodas de conversa, apresentações artísticas, diálogos, lançamentos, encontros e homenagens pelo estado. 

Este ano, o Julho das Pretas tem como tema “Pretas pela democracia” e visa ressaltar “a saúde, o direito da comida na mesa, a luta política, o pertencimento, a ancestralidade, a escuta, o acolhimento, o respeito às vidas LGBTQIA+, a religião e o direito à educação”. 

O mês de julho é dedicado para o debate sobre os direitos das mulheres negras em referência ao Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder do Quilombo do Quariterê, e ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, 25 de julho. “O mês de julho costuma ser uma convocação do feminismo negro para ocupar todo e qualquer lugar que uma mulher negra queira estar, e mais, propõe o fortalecimento do coletivo político e autônomo das mulheres negras”, diz o texto de divulgação do evento organizado pela RMN-PR.

De acordo com a entidade, as ações foram organizadas de forma descentralizada a fim de ocupar novos espaços e atingir mais pessoas. 

A agenda da 11ª edição do Julho das Pretas tem início na próxima sexta-feira (30) e vai até o dia 29 de julho, com atividades que acontecem, na maioria das vezes, aos sábados. A homenageada de 2023 será Ialorixá Iyagunã Dalzira, personalidade do movimento negro no Paraná.

Iyagunã Dalzira

Iyagunã Dalzira, que será homenageada durante o Julho das Pretas, e Thais Souza, coordenadora da RMN-PR. Foto: Divulgação/RMN-PR

Dalzira Maria Aparecida, conhecida como Iyagunã Dalzira, é Ialorixá e sacerdotisa do terreiro Ile Aseo Juboogun, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Ela será a homenageada do Julho das Pretas de 2023. 

Aos 47 anos, Iyagunã Dalzira iniciou os estudos formais no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cursou relações internacionais na universidade e aos 72 anos defendeu seu mestrado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com uma dissertação sobre os saberes do Candomblé na contemporaneidade. Aos 81, defendeu a tese de doutorado “Professoras negras: gênero, raça, religiões de matriz africana e neopentecostais na educação pública”, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

De Minas Gerais, ela chegou ao Paraná em 1950, junto de seu pai, músico. Após morar em Umuarama, a família de Dalzira veio para Curitiba. Seu encontro com o Candomblé veio por curiosidade e necessidade, quando ela tinha cerca de 40 anos.

“A necessidade que vai fazendo com que a gente tenha que fortalecer, tenha que fazer alguma coisa, tenha que buscar, tenha que sobreviver. Viver plenamente, acredito que a gente não viva, porque tem que brigar com todos esses vieses que são terríveis”, diz Iyagunã Dalzira relatando a sua trajetória na luta antirracista.

Rede Mulheres Negras do Paraná

Para acompanhar as ações da RMN-PR, basta seguir o perfil da rede no Instagram, no Facebook, no YouTube ou pelo site.

Programação

Pretas Acadêmicas 

Data: 30/06 (sexta-feira) às 19h 

Local: Reitoria UFPR – Anfiteatro 100, Prédio D. Pedro I. Rua General Carneiro, 460. 

Mesa de abertura: “Pretas Acadêmicas e a luta por democracia”. 

Composição da mesa: Carol Dartora (Deputada Federal/PT e doutoranda do PPGTE/UTFPR); Isabela Cruz (Mestranda em Sustentabilidade Junto a povos e Territórios Tradicionais – MESPT/ UnB); Marlina Oliveira Schiessl (Doutoranda em Educação pela UFPR; primeira vereadora negra de Brusque/SC); Megg Rayara Gomes de Oliveira (Docente do Setor de Educação/UFPR). Mediação – Judit Gomes da Silva (doutora em antropologia/UFPR).

Pretas Acadêmicas 

Data: 01/07 (sábado) às 08h

Local: Reitoria UFPR – Anfiteatro 100, Prédio D. Pedro I. Rua General Carneiro, 460. 

Mesa: “Julho das Pretas na UFPR”

Composição da mesa: Iyagunã Dalzira Maria Aparecida – Ile Ase Ojubo Ogún – doutora em Educação/UFPR; Thais Souza – Coordenadora Executiva da Rede de Mulheres Negras – PR (RMN-PR); Ângela Martins – Rede de Mulheres Negras – PR (RMN-PR).

9h às 9h15 – Coffee break 

9h15 às 12h00 – Grupos de Trabalhos 

Mesa: “Pretas pela democracia” às 13h30 

Composição da mesa: Juliana Mittelbach – Doutoranda em Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ (RMN-PR); Alaerte Martins – Doutora em Saúde Pública USP (RMN-PR); Giorgia Prates – Vereadora em Curitiba/PR.

14h30 às 14h45 – Coffee break 

14h45 às 17h30 – Grupos de Trabalhos 

Feira de Afro-empreendedorismo

Local: Pátio Reitoria UFPR

Abertura do Julho das Pretas

Data: 01/07 (sábado) das 15h às 20h

Local: Vila Torres

Participantes: Iyagunã Dalzira Maria Aparecida – Ile Ase Ojubo Ogún – doutora em Educação/UFPR; Thais Souza – Coordenadora Executiva da Rede de Mulheres Negras – PR (RMN-PR) e Bloco Pretinhosidade.

Julho das Pretas

Data: 15/07 (sábado) das 18h às 20h30 

Local: Memorial de Curitiba 

1ª Mesa: às 18h – Homenagem à Iyagunã  

Participantes: Iyagunã Dalzira Maria Aparecida – Ile Ase Ojubo Ogún – doutora em Educação/UFPR; Angela Martins – Sócia fundadora da Rede de Mulheres Negras – PR (RMN-PR). Mediação: Thais Souza – Coordenadora Executiva da Rede de Mulheres Negras – PR (RMN-PR).

2ª Mesa: às 19h – Relançamento do livro Relatos no Palco da Vida 

Participantes: Equipe de trabalho do projeto. Mediação: Ivanete Xavier 

2ª Festival Afrolatino Tereza de Benguela

Data: 22/07 (sábado) das 09h às 18h 

Local: Estação Ferroviária de Paranaguá

Feira Afro da Zumbi 

Data: 23/07 (domingo) das 14h às 18h

Local: Praça Zumbi dos Palmares. Pinheirinho. 

Mulheres Sagradas – 3º Ato 25 de Julho (o ato será cancelado em caso de chuva)

Data: 25/07 das 19h às 20h30  

Local: Descer a ladeira do Largo da Ordem em ato. 

Participantes: Pretinhosidade, Marcha do Orgulho Crespo e Baque Mulher.

4ª Arraiá das Pretas

Data: 29/07 (sábado) das 14h às 20h

Local: ACNAP – Rua Francisco José Lobo, 214. Sítio Cercado. 

Mesa de abertura: RMN-PR e ACNAP  

Evento para associadas. Traje: Caipira. 

1° Ato de união reafirmando o espaço do Julho das Pretas

Data: 29/07 (sábado) das 16h às 20h

Local: Faísca – Feira Agroecológica de Inclusão Social, Cultura e Artes – Av. Ângelo Moreira da Fonseca, 5030, Umuarama. Ao lado do Sesc. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima