Revista “Gama” é uma boa notícia em um ano difícil | Jornal Plural
Clube Kotter
11 maio 2020 - 21h39

Revista “Gama” é uma boa notícia em um ano difícil

Nova publicação digital do grupo responsável pelo site “Nexo” tem acesso livre, um podcast simpático e dezenas de textos que valem a pena

Dois mil e vinte é um ano de poucas boas notícias, daí a importância de fazer circular quando uma delas vem à tona. Estreou na web há quase dois meses uma revista digital chamada “Gama”, com acesso livre.

Criada pelo mesmo grupo do jornal “Nexo”, a revista aposta num tema a cada sete dias (na seção “Semana”), com vários textos e um episódio de podcast atrelados a ele. Além do assunto da semana, há várias seções fixas e meia dúzia de colunistas.

No formato, ela lembra a revista semanal do jornal “The New York Times” (chamada, justamente, “The New York Times Magazine”), e não há nenhum exemplo nacional óbvio com o qual ela possa ser comparada – o que deve explicar, em parte, o fato de ter sido criada. Talvez ela tenha um pouco da “Vida Simples”, que foi da Editora Abril e hoje é uma publicação independente. Embora a “Gama” não seja só sobre saúde e bem-estar, ela trata também desses assuntos, em áreas como “trabalho”, “filhos”, “sexo e relações” e, pois, “bem-estar”.

“Uma revista que se propõe a pensar as possibilidades e os dilemas do mundo de hoje”, diz a apresentação na página “Sobre a Gama”. Nos temas da semana, já abordaram a relação entre crianças e telas, ansiedade, sono, amor e trabalho.

Esmiuçar aqui todo o conteúdo da “Gama” tornaria este texto terrivelmente longo e roubaria uma parte importante do prazer de clicar (que, antes, era de folhear) pelas seções, descobrindo os textos que considera mais legais.

Se quiser uma dica para começar, experimente ler, na seção “Investigação”, o texto do escritor Fabrício Corsaletti fez sobre sua relação com o bairro da Liberdade, em São Paulo. Corsaletti é um cronista fora de série. E, se você por acaso se interessa pela Liberdade, o texto é um presente – uma espécie de guia pela região dominada por bares, restaurantes, lojas e templos com um pé na Ásia em geral, e no Japão em particular.

Entre as seções fixas, várias com sacadas ótimas, está a “Objeto de análise”, que a cada semana escolhe um item qualquer para ser resenhado. O mais recente foi o filtro de barro São João, em texto de Manuela Stelzer.

Nos especiais da semana, a “Gama” encarou, no fim de abril, um tema difícil: a ansiedade (dentro e fora da pandemia), com a colaboração da psicanalista Maria Rita Kehl.

Essas três sugestões são um ponto de partida. Existem vários outros textos que valem a pena.

Serviço

A revista “Gama” tem acesso livre e é produzida pelo mesmo grupo do jornal “Nexo”.

Ei, você! O Plural pretende sempre oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Mas isso só é possível se a gente tiver apoio de quem gosta do projeto. Olha só: você clica aqui, faz uma assinatura de R$ 15 e ganha um jornal para a cidade. Tá barato, hein?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias