Radiocaos reúne 64 filmes com poesias feitas por mulheres

Com saraus e récitas impedidos pela pandemia, surge um novo formato de declamação: poesia em vídeo

Há doze anos, os criadores do Radiocaos, programa que há décadas combina música, poesia, ideias e memória nas ondas do rádio, nutriam uma ideia: voltar o olhar para poesias e composições feitas por mulheres em Curitiba, uma espécie de curadoria de admiração. Faltava, como é comum, recurso. O tempo passou, o programa de rádio se adaptou ao mundo das imagens e iniciou um acervo de declamações em vídeo. Mas foi somente em 2021, durante as imposições do coronavírus e com o recurso emergencial da Lei Aldir Blanc, que o projeto de documentar a criação feminina se concretizou. Com Mulheres na Poesia, o Videocaoxx traz ao público um novo formato de declamação ao reunir em plataforma digital 64 vídeos com poesias feitas por elas.

Dentre as oito mulheres que compõem a primeira edição da série, estão nomes consagrados da literatura, como a premiada Luci Collin, e outros talentos da poesia que circulam na cena cultural curitibana. Além de Luci, Alana Ritzmann, Maria Paraguaya, Giovana Madalosso, Julia Raiz, Diviane Helena, Monica Berger e Giovana Lima interpretam suas criações ao efeito de imagens luminosas em vídeos curtos, bonitos e dinâmicos – pílulas de poesia que são um presente para os olhos e os ouvidos. 

A récita de 2021 é pop, assertiva, pensada para as telas e para a atenção fugidia – os vídeos duram no máximo três minutos. Os olhos das poetas saem do papel para mirar a lente da câmera, como se olhassem o público nos olhos. Algumas interpretam para além das palavras. Maria Paraguaya traz para a declamação a desenvoltura da experiência nos palcos da música em pílulas gostosas de saborear. Das antigas rodas de poesia, só sobrou mesmo o poema. 

Olhar de Modigliani, de Maria Paraguaya

O duo Radiocaos, Rodrigo Barros del Rei e Samuel Lago, não faz diferença entre poesia e composição. “A gente nunca ligou muito se o cara é poeta de livro ou é compositor. A gente trabalha com poesia oral, a gente não tem uma ligação literária com os poetas, a gente tem uma ligação emotiva com a poesia. Ela tem que funcionar pro programa de rádio e pro vídeo”, afirma Rodrigo.

Além de repaginar a récita, gravar poesia em vídeo garante vida longa e amplitude de acesso ao poema. Segundo Rodrigo, é um jeito de usar o dinheiro público de uma maneira não tão efêmera.

Os vídeo-poemas foram gravados no teatro Ave Lola, sem presença de público, para garantir o silêncio. “Por ser uma caixa preta, o local nos possibilitou maior controle para cenários e tomadas artísticas destas Poetas. Tudo filmado, gravado e editado em HD”, explicam os produtores.

Elas por elas

As mulheres foram protagonistas também na escolha de seus poemas para gravação. Julia Raiz conta que a sua seleção foi pensada para ilustrar a diversidade. “Tentei algo que mostrasse que vou para vários caminhos e com várias formas. Tenho poemas mais curtos, outros mais longos, uns mais narrativos, temáticas diferentes, uns mais acelerados, outros mais tranquilos”, diz a escritora, que recomenda aos leitores iniciar o desfrute de seus vídeo-poemas pela obra “Recado de Nascimento ao Haiti”. De acordo com a autora, trata-se de um poema mais narrativo e longo, escrito com muito amor para sua afilhada.

O encanto pela poesia começou cedo, lendo escondida os versinhos eróticos de uma agenda colorida. “Na minha casa não tinha muito livro de poesia. A minha mãe é da área de agricultura e eu fui alfabetizada em uma escolinha rural no interior de São Paulo. Não tinha muito livro de literatura, mas aí conforme foi passando o tempo, fui entrando em contato com esses livros e me apaixonando”, conta Julia. 

Em 2016, a partir de uma mensagem no Facebook, foi convidada a gravar para o Radiocaos poesias e trechos de seu primeiro livro “Diário: A Mulher e O Cavalo”. Foi quando conheceu Samuel e Rodrigo. Quatro anos depois, um novo convite, dessa vez para gravar em vídeo. “Foi super bacana e eu gosto muito deles, eles são bem queridos. Acho que eles valorizam o nosso texto, sabe? Eles fazem com carinho. Todo mundo estava se sentindo muito confortável com eles, isso é importante, que tenha sido um momento agradável também e não só uma coisa de ‘mostrar como a gente quer dar visibilidade pras mulheres’. Eles têm um verdadeiro respeito em relação ao nosso trabalho”, diz a escritora.

Para Julia, a importância do projeto está, entre outras coisas, no registro duradouro e acessível da poesia feita por mulheres: “Quando se pensa em literatura em Curitiba, no Paraná ou mesmo no país, a gente tem uma dificuldade de lembrar nomes. Então se você faz esse registro, que vai ficar na internet, com o rosto dessas mulheres dando o texto que elas escolheram. É um registro pra glória, mas é um registro também pro futuro, que pode inspirar outras mulheres a continuarem escrevendo e a colocarem seu trabalho no mundo.”

Para degustar

O acervo pode ser apreciado no site radiocaos.com.br — que ultrapassou as 500 mil visitas individuais em 2020 — e na plataforma YouTube. De acordo com a dupla do Radiocaos, em breve haverá exibição no canal Arte 1, emissora especializada em produções culturais.

As gravações sonoras do Mulheres na Poesia serão transmitidas também na temporada 2021 do Radiocaos, que atualmente é retransmitido por uma ampla rede de emissoras do Brasil, Europa, África e América do Norte. Entre elas, estão a Rádio CultFM (RJ), Cultura AM 930kHz (PR), Rádio Zero (Portugal), Politécnica 97.1FM (Moçambique), Rádio Universitária (Pernambuco), Internova (Sergipe), Rádio Nove Minutos (Nova Iorque), Rock In Love (São Paulo), UFOP (Minas Gerais), Morabeza (Cabo Verde).

Radiocaos 

O Radiocaos trabalha com o registro da memória em áudio e, na versão Videocaoxx, também em imagem. São gravações de depoimentos, entrevistas e declamações de mais de 150 artistas, poetas, músicos e pensadores de todo o Brasil, o que configura, provavelmente, a maior coleção de poesia gravada do país. 

Viajaram pelas ondas do programa as vozes de artistas como Rettamozzo, Solda, Paulo e Jean Garfunkel, Thadeu Wojciechowski, Os Mulheres Negras, Chacal, Tavinho Paes, Luiz Felipe Leprevost, Maxixe Machine, Giovanne Caruso, Carlos Careqa, Paz de Usinas, bem como dos já falecidos Rollo de Resende, Wally Salomão, Zé Paulo Paes, Valencio Xavier e Reinaldo Jardim.

Serviço

Série VIDEOCAOXX – Mulheres na Poesia

Disponível em radiocaos.com.br e youtube.com/c/Radiocaos/videos

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Radiocaos reúne 64 filmes com poesias feitas por mulheres”

  1. Belo panorama sobre este patrimônio cultural que é a Radio Caos. Que seus tentáculos continuem entrelaçando a melhor poesia e chegando nas mais diversas mídias. Agrdecemos!
    (Itajaí SC)
    Eliss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima