Programação oficial do Festival de Curitiba é divulgada e começa a venda de ingressos 

Com mais de 300 atrações, o 32º Festival de Curitiba tem artistas consagrados, estreias, peças sobre feridas sociais, teatro pop e talentos curitibanos

Um dos maiores e mais importantes festivais de artes cênicas do Brasil, o Festival de Curitiba anuncia sua programação oficial para a sua 32ª edição, que ocorre de 25 de março a 7 de abril. Neste ano são aproximadamente 300 atrações entre pagas e gratuitas, com estreias nacionais, espetáculos premiados e aclamados pelo público, além de dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e gastronomia. Os ingressos começam a ser vendidos nesta terça-feira (6), pelo site oficial do evento e na bilheteria física no ParkShoppingBarigüi. 

Artistas consagrados estão confirmados nas mostras, encontros e atividades culturais, como Marco Nanini, Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros, Patricya Travassos, Eduardo Moscovis, Bete Coelho, Georgette Fadel, Luís Melo, Clayton Nascimento, Ranieri Gonzales, Renata Carvalho, Kiko Mascarenhas, Cássia Damasceno. Entre os diretores de destaque estão Gerald Thomas, Fábio Porchat, Deborah Colker, Giovana Soar, e Daniela Thomas. Os grupos Galpão e Magiluth também entram em cartaz no evento, que também conta com apresentações e performances de Alessandra Maestrini, Danilo Gentili, Ed Gama, Nany People, entre outros.

As escolhas nos palcos do Festival de Curitiba

A curadoria da Mostra Lucia Camargo é a mesma da edição anterior, formada pela produtora e pesquisadora Daniele Sampaio, a atriz e diretora Giovana Soar, e o dramaturgo e crítico teatral Patrick Pessoa. O trio selecionou 22 espetáculos que representam a diversidade do atual cenário do teatro nacional. 

“Recebemos com grande expectativa as propostas da curadoria para a nossa 32ª edição, que, juntos, montaram uma grade diversa, com diferentes formatos de textos, linguagens e estilos. Será um Festival de Curitiba marcante, com grandes nomes da nossa dramaturgia, estreias e espetáculos que lotaram as salas de teatro em todas as regiões do país”, comenta Fabíula Passini, também diretora do Festival de Curitiba.

Programação da Mostra Lucia Camargo do Festival de Curitiba

Nove espetáculos desta mostra, que é a principal do evento, foram divulgados antecipadamente pelo Plural e outros jornais do Brasil, e agora a lista completa pode ser conferida. Veja a seguir. 

  1. “Traidor”

Escrita por Gerald Thomas para Marco Nanini, em que o personagem conduz o espectador por uma espécie de fluxo de sua consciência. Sessão no Guairão.

  1. “Agora É Que São Elas”

Com direção e texto de Fábio Porchat, em que as atrizes e comediantes Júlia Rabello, Maria Clara Gueiros e Priscila Castello Branco extrapolam a questão de gênero e se transformam em 20 personagens protagonistas de esquetes. Sessão no Guairão.

  1. “DUETOS, A Comédia de Peter Quilter”

Peça encenada em mais de 20 países, com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis. Sessões no Guairão.

  1. “Sagração”

Mais novo espetáculo de dança de Deborah Colker, que une sons e ritmos brasileiros à partitura de Igor Stravinsky. Sessões no Guairão.

  1. “Mutações”, com Luís Melo, indicado aos Prêmios Shell e APCA.

É uma investigação sensível do caos contemporâneo a partir de múltiplas linguagens, como teatro, cinema, música e artes plásticas. Sessões no Guairinha.

  1. “Cabaré Coragem”

Novo espetáculo do Grupo Galpão, com atmosfera engraçada e delirante, onde os artistas dançam, cantam e fazem números de variedades em um formato inovador. Sessões no Guairinha.

  1. “Tatuagem”

Adaptação do longa-metragem que ganhou o Kikito de melhor filme no Festival de Gramado e recebeu indicação ao Prêmio APCA como melhor direção, além de seis indicações ao Prêmio Bibi Ferreira. Sessões no Guairinha.

  1. “O Fantasma de Friedrich”

Musical da produtora Bife Seco que fez temporada curta e concorridíssima em 2023 em Curitiba e que agora tem sua estreia nacional. A obra foi criada em parceria com o maestro e compositor Enzo Veiga, mestre em teatro musical pela New York University, com trabalhos em produções Off-Broadway, em Nova Iorque. Sessões no Guairinha.

Leia também: Dimis, diretor da Bife Seco, não acredita em teatro que “prega apenas para convertidos”

  1. “Ana Lívia”

Texto de Caetano Galindo que marca a volta da respeitada atriz Bete Coelho ao Festival de Curitiba, ao lado de Georgette Fadel, em uma concepção artística limpa e precisa. Sessões no Teatro da Reitoria.

Leia também: “Ana Lívia”, com Bete Coelho, será um dos destaques do Festival de Curitiba

  1. “Azira’i”

Solo musical sobre a relação entre uma filha e sua mãe, que conquistou quatro indicações ao Prêmio Shell. Sessões no Teatro da Reitoria.

  1. “TA | Sobre Ser Grande”

Do grupo Corpo de Dança do Amazonas, um dos mais respeitados entre os de dança do Norte do país e que mantém repertório diverso, como um patrimônio imaterial reconhecido nacionalmente. Sessões no Teatro da Reitoria.

  1.  “O Que Nos Mantém Vivos?”

Drama musical indicado ao Shell de Melhor Direção e ao APCA de Melhor Espetáculo. Parte do trabalho “O que Mantém um Homem Vivo?”, montagem de 1973 do Teatro Oficina, e celebra os 65 anos da companhia que Renato Borghi fundou ao lado de  Zé Celso. Sessões no Teatro da Reitoria.

  1. “Macacos”

Trata sobre a urgência da vida negra no Brasil, com o ator Clayton Nascimento ganhador dos prêmios Shell e APCA. Sessões no Teatro do Sesc da Esquina.

  1. “Leci Brandão – Na Palma da Mão”

Musical que conta a trajetória de uma das maiores artistas brasileiras, já assistido por mais de 5 mil pessoas em apenas 40 apresentações. Sessões no Teatro do Sesc da Esquina.

  1. “Meretrizes”

Teatro documentário, resultado de um trabalho de aproximadamente um ano com dezenas de profissionais do sexo, mesclando teatro e piano ao vivo. Sessões no Teatro Paiol.

  1. “Manifesto Transpofágico”

Espetáculo de teatro contemporâneo que já circulou por 9 países, em que a atriz, diretora e ativista Renata Carvalho faz questionamentos sobre como o corpo travesti é visto. Sessões no Teatro Paiol.

  1. “Meu Corpo Está Aqui”

Obra que sobe ao palco baseada nas experiências pessoais de atrizes e atores PCDs, que em cena falam sobre relacionamentos, seus corpos e desejos. Sessões no Teatro Zé Maria.

  1. “Todas as Coisas Maravilhosas”

Monólogo de grande sucesso que celebra os 40 anos de carreira do ator Kiko Mascarenhas. Sessões no Teatro Zé Maria.

  1. “Cabaré Chinelo”

Drama musical manauara que traz relevância política ao falar da outra face da belle époque no Amazonas. Sessões no Teatro Zé Maria.

  1. “Três Luzes”

Estreia nacional do monólogo com Cássia Damasceno, escrito pela atriz em parceria com o cineasta Aristeu Araújo, que também faz sua primeira direção teatral. Sessões no Teatro Zé Maria.

  1. “Apenas O Fim do Mundo”

Espetáculo do Grupo Magiluth, que completa 20 anos, com enredo sobre a história de um homem que regressa à casa de seus familiares para dar a notícia de que sua morte está próxima. Apresentação no Palácio Garibaldi.

  1. “ÜHPÜ”

Performance-ritual com uma transmutação corporal conduzida pelos xamãs em diálogo com os ancestrais, concebida a partir de experiências xamânicas com os indígenas Ye’pá Mahsã (Tukano) e Huni Kuin, do estado do Amazonas. Apresentação no Museu Paranaense.

Novidades do Festival de Curitiba

Neste ano o Festival de Curitiba promove duas mostras inéditas, uma dedicada ao público que adora musicais e outra que traz para o centro do palco o protagonismo de artistas surdos, apresentando a cultura e expressão artística em Libras.

Mostra Temporada de Musicais

São quatro grandes montagens, como as confirmadas “Ney Matogrosso – Homem com H – O Musical”, espetáculo com texto de Emílio Boechat e Marília Toledo, que homenageia o cantor camaleônico Ney Matogrosso, vivido no palco por Renan Mattos, que venceu o prêmio Destaque Imprensa Digital 2022 e foi indicado ao APCA, ambos na categoria de melhor ator; e “Silvio Santos Vem Aí”, que homenageia o apresentador da TV brasileira, com músicas que marcaram os programas de auditório. 

As outras duas atrações serão divulgadas em breve. As apresentações são no Teatro Positivo. 

Mostra Surda de Teatro

Iniciativa importante para a acessibilidade à arte, a mostra celebra o protagonismo de artistas surdos, apresentando a cultura e expressão artística em Libras. A programação tem sete atrações, entre espetáculos e performances: os dramas “Sede de Sangue”, do Recife – PE; “Dois Perdidos: A Língua Não Dita Numa Relação”, de São Carlos – SP; e “Surdo, Logo Existo”, de Curitiba; as comédias “UFC União Força Da Comédia: Mimico Putz x Palhaço Surddy”, de Macapá – AP e Recife – PE;  “Um Perfume pra te Conquistar”, de Florianópolis – SC; e as experimentais curitibanas “Espaços” e “Visualinguas”. Sessões no Teatro Universitário de Curitiba (TUC).

Leia também: Perfil: Jonatas Rodrigues Medeiros tem a ousadia de ser um ator em Libras

Fringe

Com parte da programação gratuita e acessível do festival a todos os públicos, a mostra ocupa teatros, praças, parques e ruas de Curitiba e Região Metropolitana, com mais de 285 espetáculos, produzidos por aproximadamente 1800 artistas e técnicos vindos de 12 estados do Brasil e de outros países, como Argentina, Peru, Chile e Bolívia. São gratuitas 38 dessas atrações. 

O Fringe é uma mostra que não passa pela curadoria do Festival, nela, companhias de teatro, circo, música, dança e outras vertentes artísticas participam por meio de cadastro voluntário, separadas por “Mostras”, “Espetáculos de Rua” e pelo “Circuito Independente”. Neste ano, o Fringe contará com atrações vindas de todas as cinco regiões do Brasil e promoverá a sua segunda edição da “Rodada de Conexões”, que reúne e aproxima curadores e programadores de festivais e salas de teatro de todo o Brasil com companhias presentes no Fringe e, também, grupos radicados em Curitiba.

Guritiba

Programação dedicada ao público infantil que, nesta edição apresenta o espetáculo “Valentim Valentinho”, ganhador do Prêmio APCA 2023 de Melhor Direção na categoria Infanto-juvenil, que narra a história de um menino prestes a completar 11 anos e que sonha em ganhar ‘coragem’ de presente de aniversário; e “Itan e Tal”, do Grupo Baquetá, premiado como Melhor Iluminação em 2023 com o Troféu Gralha Azul, que conta a história de uma menina preta que adora cantar, brincar e cria um jogo chamado “Mundo Invertido das Palavras”, em que descobre que seu nome ao contrário é itaN. Sessões no Teatro Bom Jesus.

MishMash

A mostra de variedades artísticas e performáticas que diverte famílias inteiras com números de malabarismo, mágica, mímicas, circo, palhaçaria, música, entre outras vertentes, neste ano tem direção de Ricardo Nolasko e curadoria de Pedro de Freitas e  Rafael Barreiros (Palhaço Alípio), a mestre de cerimônias será a cantora e atriz Alessandra Maestrini. A MishMash será nos dias 6 e 7 de abril, no Viasoft Experience – Universidade Positivo.

Risorama

No formato comedy club, o Risorama completa 20 anos com apresentações de grandes nomes do humor brasileiro, o anfitrião é Diogo Portugal e alguns nomes já confirmados para o evento são Danilo Gentili, Marlei Cevada, Igor Guimarães, Patrick Maia, Diguinho Coruja, Dra. Rosangela, Ed Gama, Nany People, Afonso Padilha, Matheus Ceará. As apresentações vão de 28 de março a 2 de abril, no Viasoft Experience. – Universidade Positivo.

Gastronomix

O primeiro evento artístico e gastronômico ao ar livre do país, que une programação de música instrumental, artes cênicas e gastronomia, com curadoria do estrelado Chef Celso Freire. Com a participação de restaurantes nacionais e internacionais, o evento utiliza gastronomia sustentável e fornecedores locais para diminuir ao máximo os impactos ambientais. Na programação, aulas-show e atividades para toda a família. O Gastronomix é nos dias 6 e 7 de abril, das 11h às 18h, na Universidade Positivo.

32º Festival de Curitiba

Data: De 25/3 a 7/4 de 2024

Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85  (mais taxas administrativas).

Ingressos: no site oficial do evento e na bilheteria física exclusiva no ParkShoppingBarigüi – piso térreo – (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville), de segunda a sábado, das 10h às 21h, e, domingos e feriados, das 12h às 20h.

Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.

Outras informações pelo site do Festival de Curitiba (www.festivaldecuritiba.com.br), pelas redes sociais: no Facebook, @fest.curitiba, no Instagram, @festivaldecuritiba, e no Twitter, @Fest_curitiba.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Programação oficial do Festival de Curitiba é divulgada e começa a venda de ingressos ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima