Oficina de editais do Cultura Viva acontecem na Caixa Cultural

As iniciativas inscritas concorrem a prêmios de até 30 mil reais e entidades podem participar da seleção para Pontões Culturais

A Circula Cultura Viva, ação promovida pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultura do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), chega a Curitiba para divulgar dois editais: o Premiação Sérgio Mamberti e o de Fomento a Pontões de Cultura. A oficina é nesta terça-feira (26 de setembro), às 14h, na Caixa Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro).

Leia também: Eleição para Conselho do Patrimônio Cultural é marcada para outubro

Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti

O Edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti irá reconhecer 1117 iniciativas culturais no Brasil, com prêmios no valor de 30 mil reais, nas seguintes categorias:

  • Prêmio Culturas Populares e Tradicionais – Mestre Lucindo

Para mestres e mestras dos saberes e fazeres, grupos, coletivos e instituições culturais que se expressam através de diversas linguagens artísticas, ritos sagrados e festas comunitárias, com vida e obra foram dedicadas à proteção, promoção e desenvolvimento da cultura tradicional brasileira; de sabedoria notória, reconhecida entre seus pares e por especialistas; e com longa permanência na atividade e capacidade de transmissão dos conhecimentos artísticos e culturais.

  • Prêmio Culturas Indígenas – Vovó Bernaldina

Para manifestações culturais das etnias indígenas em cada região, valorizando suas identidades, seus modos de vida, saberes, fazeres e expressões culturais.

  • Prêmio Diversidade Cultural

Para produção cultural das pessoas idosas, com deficiência, LGBTQIA+, e em sofrimento psíquico; proporciona reconhecimento, visibilidade e empoderamento a estes grupos que compõem a pluralidade da sociedade brasileira.

  • Prêmio Pontos de Cultura Viva

Reconhece, incentiva e potencializa atividades culturais desenvolvidas e articuladas por Pontos de Cultura em suas comunidades com atuação em rede, promovendo a transmissão, o fazer cultural e o intercâmbio de saberes, experiências de formação, criação e fruição artístico-cultural.

Edital Cultura Viva 2023 – Fomento a Pontões de Cultura 

O Edital Cultura Viva 2023 – Fomento a Pontões de Cultura tem como objetivo selecionar 46 entidades culturais para atuação como pontões culturais, nas seguintes categorias:

  • 31 Pontões Estaduais; para atuação em âmbito estadual ou distrital, de acordo com a Unidade da Federação de inscrição.
  • 15 Pontões Temáticos, Setoriais e Identitários; paratuação em âmbito nacional, de acordo com sua respectiva categoria de inscrição:
  1. Culturas Indígenas e Mãe Terra; 
  2. Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana; 
  3. Culturas Populares e Tradicionais; 
  4. Cultura Digital, Comunicação e Mídia Livre; 
  5. Patrimônio e Memória; 
  6. Linguagens Artísticas; 
  7. Livro, Leitura e Literatura; 
  8. Gênero, Diversidade e Direitos Humanos; 
  9. Acessibilidade Cultural e Equidade; 
  10. Economia da Cultura, Solidária e Criativa; 
  11. Cultura Infância;
  12. Formação e Educação Cultural; 
  13. Territórios Rurais e Cultura Alimentar; 
  14. Cultura Urbana, Direito à Cidade e Juventudes; e 
  15. Cultura, Territórios de Fronteira e Integração Latinoamericana.

Inscrições

O prazo para as inscrições encerra no dia 02 de outubro de 2023. Para ler o edital completo de Premiação Sergio Mamberti (com links para inscrições), clique aqui. O edital de Fomento a Pontões de Cultura pode ser lido neste link.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima