Escola do MST inaugura Casa de Sementes Crioulas

Localizada na Escola Latino Americana de Agroecologia, na Lapa, a Casa de Sementes vai atender os assentados e pequenos agricultores da região

Foi inaugurada, na última sexta-feira (22), a Casa de Sementes da Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA). A instituição de ensino, que fica na sede do Assentamento Contestado, na Lapa, é uma iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Paraná (MST-PR).

Parte de uma série de ações em torno do marco dos 18 anos da ELAA na promoção da agroecologia, a Casa de Sementes é um espaço de articulação, troca de experiências e cuidados com a semente crioula. O objetivo é atender os assentados e pequenos agricultores da região.

Até o momento, o espaço conta com mais de 40 kg de sementes de 30 variedades diversas, entre grãos, olericulturas e frutíferas que serão partilhadas com os agricultores. Para o futuro, a ideia é ampliar para centenas de tipos de sementes. 

“Para um agricultor, perder a semente é perder um pedaço da vida, por isso a importância de preservar e cuidar”, afirma o integrante da coordenação da ELAA, Nei Orzekovski, que enfatizou o significado ancestral das sementes para o povo camponês. 

A Casa de Sementes da ELAA tem cerca de 50 metros quadrados e foi construída através de mutirões que contaram com a participação de camponeses do MST, assentados e acampados da Brigada Cacique Guairacá, da Brigada Emiliano Zapata, trabalhadores da ELAA e estudantes do curso Tecnólogo em Agroecologia da ELAA.

Para erguer a estrutura, foi utilizado o hiperadobe, técnica de bioconstrução que usa materiais próprios do território, como terra, argila e madeira. Com essa técnica, sacos raschel são preenchidos com terra e montados manualmente, formando a estrutura desejada.

Casa de Sementes

Atualmente existem cinco casas de sementes no Paraná que realizam a conservação e o resgate da história de cada semente crioula.

Leia também: Jornada de Agroecologia em Curitiba será entre 22 e 26 de novembro

A construção da Casa de Semente da ELAA foi possível a partir da articulação da instituição com diversas entidades como o Coletivo Triunfo, a organização Agricultura Familiar e Agroecologia (AS-PTA), a Rede Sementes da Agroecologia (ReSA), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU), o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) e o Projeto Emergencial de Conservação e Multiplicação da Agrobiodiversidade no Paraná (PECMAP). 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima