Sabrina Santos Castro  – Sabrina Santos Castro (Número 2003) – Regional Boa Vista

Sabrina Santos Castro é candidata a Conselheira Tutelar na Regional Boa Vista

Sabrina Santos Castro tem 43  anos e atua há 15 anos na área da proteção infanto-juvenil. É candidata ao Conselho Tutelar da Regional Boa Vista e tenta sua primeira eleição ao Conselho Tutelar.

Na prova de conhecimentos específicos para registro da candidatura acertou 85% das questões.

É candidato na eleição do Conselho Tutelar e quer seu perfil aqui? É só preencher o formulário aqui.

O que faz de você uma boa escolha para o Conselho Tutelar?

Tenho uma vasta experiência no atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência vindas encaminhadas do conselho tutelar, vara de família e delegacia, bem como fui Coordenadora pela associação Fênix do programa Projovem adolescente em uma das regionais da cidade de Curitiba, me proporcionando desenvolver um trabalho com jovens de periferia. Já atuo nessa área há mais de 15 anos e com total dedicação, tenho um profundo compromisso em fazer a diferença na vida desses jovens pois possuo conhecimento aprofundado das necessidades e desafios enfrentados por eles. Além disso, represento a Associação Fênix junto ao Movimento nacional Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra crianças e adolescentes, o que me permite ter uma visão abrangente e atualizada sobre políticas públicas e estratégias de combate à violência. Participei ativamente de conferências da juventude, seminários e estou sempre buscando me atualizar para atender às demandas em constante evolução. Como mãe solo de duas meninas corajosas, entendo a importância da proteção e do apoio às famílias. Tenho ampla experiência em mediação de conflitos e trabalho em equipe multidisciplinar, o que me permite abordar as questões complexas que surgem no âmbito do Conselho Tutelar. Além disso, como funcionária da Associação Fênix, pude criar e liderar projetos sociais impactantes em diversas áreas, bem como estou sempre disposta a escrever projetos sociais para instituições do Brasil que compartilham minha visão e compromisso com o bem-estar das crianças e adolescentes. Já tive o privilégio de participar da Conferência ofertada pela associação dos conselheiros tutelares, oferecendo capacitação em nome da Associação Fênix, assim como palestras em escolas e instituições onde me proporcionou uma valiosa oportunidade para compartilhar conhecimentos. Estou comprometida em fazer o melhor pelos nossos jovens e garantir um futuro melhor para eles. Estou pronta para assumir essa responsabilidade e fazer a diferença na vida das crianças e adolescentes da nossa comunidade.

Qual é sua experiência prévia na área de defesa dos direitos da criança?

Realizando atendimentos a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, domestica, psicológica, física bem como a suas famílias vindas encaminhadas do conselho Tutelar. Tenho como foco sempre a família, entendo que não há possibilidade de atender uma criança e um adolescente sem compreender a dinâmica familiar do mesmo, e para surtir um efeito positivo é necessário que todos os envolvidos sejam inseridos no processo. Cada criança ou adolescente é único, consequentemente tem suas próprias demandas e tratar a individualidade de cada caso se faz necessário para ter êxito na resolução de problemas. Pela instituição, realizei mediações de conflitos e ofertei um atendimento humanizado e uma escuta ativa à adolescentes com HIV+ e adolescentes com ideação suicida. Tive oportunidade de representar a Associação Fênix em Conferências da juventude, seminários, estudos e atualmente faço parte da coalizão de enfrentamento a Violência Nacional, e o coletivo Mães na Luta, que me proporcionam atualização e conhecimento sobre políticas públicas nacionais. Me especializei em escrever projetos sociais para diversas instituições e já tive projetos aprovados junto a ministérios, bem como instituições de extrema relevância como Associação Abrinq, Movimento bem maior e outras instituições renomadas no nosso país.

Qual você acha que é a maior ameaça à infância e adolescência em Curitiba hoje? E como é possível enfrentarmos essa ameaça?

Infelizmente o Paraná ficou em uma posição de destaque entre os estados mais apontados no anuário brasileiro de segurança pública em 2023 mostrando claramente o aumento da violência contra crianças e adolescentes e por isso eu acredito que a maior ameaça a infância e adolescência em Curitiba é a violência contra crianças e adolescentes. Eu acredito que a melhor forma de acabar com a violência contra crianças e adolescentes é ter uma rede de proteção cada dia mais ativa, investir em políticas de prevenção, proteção e atendimento às vítimas para enfrentar esse problema.

O que é essencial saber sobre você na hora de votar?

Na hora de votar, é essencial saber que valorizo a honestidade, o respeito, a empatia e a responsabilidade. Tenho habilidades de comunicação e capacidade de tomar decisões justas não me utilizando do senso comum ou das minhas convicções. Acredito num Deus que cuida de detalhes na minha vida e me permite estar concorrendo a conselheira tutelar. Sou uma mulher de princípios e acredito diariamente na capacidade do ser humano em crescer e evoluir. Agradeço diariamente pela oportunidade de ser mãe de duas meninas maravilhosas e juntas criamos nossa família, bem como agradeço pela oportunidade de ser neta, filha, enteada, tia, irmã e amiga de pessoas maravilhosas que se somam diariamente na minha caminhada e me fortalecem. Estou comprometida em trabalhar para o bem-estar e proteção dos mais vulneráveis.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima