“O Pêndulo” estreia no Auditório Antônio Carlos Kraide do Portão Cultural

Peça de teatro, com dramaturgia de Luiz Carlos Pazello e direção de Sílvia Monteiro, coloca em cena a passagem do tempo e a invisibilidade da velhice

“O Pêndulo” estreia sexta-feira (15) para temporada aberta ao público com ingressos gratuitos até a primeira semana de agosto, no Auditório Antônio Carlos Kraide. O espetáculo tem dramaturgia assinada por Luiz Carlos Pazello com direção de Sílvia Monteiro e fala sobre a passagem do tempo ao mostrar os altos e baixos da trajetória de um mesmo personagem, um artista vivido aos 20, aos 40 e aos 60 anos pelos atores Ranieri Gonzalez, Thadeu Peronne e Cicero Lira. 

Velhice invisível 

O que se vê no palco é uma jornada com quedas e recomeços. As reflexões propostas a respeito do efeito da gravidade servem como artifício para para mostrar um ponto delicado do mundo contemporâneo, não o envelhecer propriamente dito, mas o lugar que é reservado à velhice. “Quando envelhecemos nos tornamos invisíveis”, diz o autor. 

Para Monteiro, o resultado alcançado é uma peça de teatro delicada, com a potência da vida em seu movimento constante, como o de um pêndulo: “Mesmo quando estamos parados, continuamos indo”. Ainda segundo ela, a obra deve fazer a plateia se identificar com o personagem e provocar diferentes sensações. “O público irá se emocionar, provavelmente lembrar de momentos vividos ou daqueles que ainda possam vivenciar, mas também vai se divertir”, explica a diretora.  

Acessibilidade

Oito sessões de “O Pêndulo” serão apresentadas também em Libras, para garantir mais acessibilidade ao espetáculo. A iniciativa conta com o apoio da tradutora e intérprete de Libras Talita Grünhagen e supervisão da tradução de Catharine Moreira. Essas sessões da peça estarão indicadas na plataforma para venda de ingressos

Peça de teatro “O Pêndulo”

Temporada de 15 de julho a 7 de agosto, de quarta a sábado às 20h e aos domingos às 18h, no auditório Antônio Carlos Kraide (Portão Cultural, na Av. República Argentina, 3430 – Portão). Os ingressos são gratuitos, mas devem ser reservados antecipadamente no Sympla. Os lotes são liberados uma semana antes de cada sessão e a validação do ingresso acontece 45 minutos antes do espetáculo, diretamente na bilheteria do teatro.   

As datas das apresentações com intérprete em Libras são 16, 17, 21, 22 e 23 de julho, e 4, 5 e 7 de agosto.

Leia as últimas notícias de Teatro e de Cultura em Curitiba no Plural.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima