MUBI exibe mostra com filmes do cineasta Jim Jarmusch

Avô do cinema independente americano, Jim Jarmusch tem sete filmes selecionados pela MUBI, incluindo raridades dos 1980

[playht_listen_button inline=”yes” tag=”p”]

Jim Jarmusch é um dos avôs do cinema independente americano. O tipo de sujeito que fazia filmes com relativamente pouco dinheiro e um bocado de talento. Ele escreve os próprios roteiros, dirige (claro) e às vezes ainda edita, produz e faz a trilha sonora. Dono de um topete branco que se tornou uma marca registrada, Jarmusch é tema de uma mostra na MUBI

“Foras-da-Lei e Desajustados: O cinema de forasteiros de Jim Jarmusch” começou neste mês e colocou no ar três dos filmes mais antigos do cineasta: “Férias permanentes” (1980), “Estranhos no paraíso” (1984) e “Down By Law” (1986). Este último, quando saiu no Brasil nos anos 1980, foi curiosamente chamado de “Daunbailó”, que é a pronúncia do título em inglês. Talvez porque o termo não tem uma tradução simples e se refira ao vínculo que uma pessoa tem com outra por terem passado um tempo juntas na cadeia. 

MUBI

“Estranhos no paraíso” e “Férias permanentes” têm em comum um ritmo lento e, para o público de hoje, talvez pareçam meio maneiristas e cheios de silêncios estranhos. Como se os diálogos não saíssem espontâneos. Ainda assim, ver esses filmes é uma experiência: eles usam um cenário urbano e pobre dos Estados Unidos, no estado de Ohio. A fotografia não embeleza a cidade e os personagens são bizarros.

Os três títulos são raridades difíceis de encontrar por aí, e certamente não é o tipo de coisa que você vai achar na Netflix. Além desses que estão em cartaz, a MUBI se prepara para exibir “Uma noite sobre a terra” (1991) no dia 6 de maio e “Trem mistério” (1989) no dia 20. 

Some-se a todos esses títulos outros dois que também já estão em exibição: “Paterson” (2016) e “Sobre café e cigarros” (2003).

Onde assistir

“Foras-da-Lei e Desajustados: O cinema de forasteiros de Jim Jarmusch”, em cartaz na MUBI.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima