“Mostra Fátima Ortiz – 50 anos em cena” tem programação gratuita

Com ingressos gratuitos, a programação apresenta peças de teatro, palestra, encontro de dramaturgia e oficinas

De 22 de agosto a 3 de setembro está em cartaz “Mostra Fátima Ortiz – 50 anos em cena”, no Teatro Zé Maria Santos, com ingressos gratuitos. A programação comemora a data com peças de teatro, palestra, encontro de dramaturgia e oficinas. Tudo acontece em clima de festa, promovendo o encontro da artista com o público. 

Programação

Na programação estão para o público adulto e também uma infantil, todas são trabalhos de  Fátima, seja como – que trabalha como atriz, diretora teatral, produtora, ou dramaturga. 

Também faz parte da mostra um “Encontro de Dramaturgia” e o evento “Curitiba é uma Festa”, uma homenagem a outros artistas que também estavam em ação desde a década de 1970, além de oficinas para professores e para interessados no teatro.

Espetáculos 

“Nave Mãe” (14 anos ou mais)

Sinopse: Um grupo de atrizes e atores dividem suas memórias com a plateia, em uma viagem rumo a histórias afetivas que poderiam ser de qualquer um de nós. O que significa habitar a grande Nave Mãe Terra. Em cena, estão questões como o que é viver maternidades e paternidades, deixar a casa dos pais, retornar quem somos, a injustiça. A história é sobre habitar, sobre existir e resistir. 

Quando: sexta-feira e sábado (25 e 26 de agosto), às 20h, e domingo (27), às 19h, no Teatro Zé Maria. 

“O Olho D’água” (infantil)

Sinopse: A peça é sobre uma troupe de artistas viajantes que procuram o primeiro olho d’água do planeta para plantar lá as flores que farão a água brotar para sempre. Os personagens são de tempos e lugares diferentes, e no caminho encontram emoções, sonhos e desafios. Várias experiências de cuidados com a natureza estão no enredo. A peça é acessível em LIBRAS.

Quando: domingos (27 de agosto e 3 de setembro), às 15h, no Teatro Zé Maria. 

“A Morte de Ivan Ilitch” (adulto, montagem em processo)

Sinopse: Baseada em “A morte de Ivan Ilitch”, novela escrita pelo russo Leon Tolstói em 1886, retrata com profundidade o tema da morte e o sentido da vida. O protagonista está na antecâmara da morte e faz uma reflexão profunda sobre todas as etapas de sua vida, desvendando a si próprio e tornando o público cúmplice de sua experiência. 

Quando: terça, quarta-feira (29 e 30 de agosto), às 20h, no Teatro Zé Maria. 

“Com que Roupa? Mulheres travestidas em Shakespeare” (adulto)

Sinopse: O “espetáculo-colagem” traz trechos das obras “O Mercador de Veneza”, “Como Gostais”, e “Noite de Reis”, de Shakespeare. Coloca em evidência mulheres transcenderem os limites de sua condição dentro do sistema patriarcal, fatores já presentes na dramaturgia do ‘bardo’. Com uma leitura contemporânea das personagens femininas, a montagem valoriza as heroínas – mulheres fortes, inteligentes e decididas – e uso de maneira criativa a estratégia do travestimento.

Quando: sexta-feira e sábado (1º e 2 de setembro), às 20h, domingo (3 de setembro), às 19h, no Teatro Zé Maria. 

Encontros

“Curitiba é uma festa”

Mesa de abertura da Mostra, com mediação do Otto Wink, sobre artistas que trabalharam na década de 70 e ainda estão produzindo e atuando.

Quando: terça-feira (22 de agosto), às 19h30, no Teatro Zé Maria.

Encontro de dramaturgia, com Fátima Ortiz

Quando: sábado (2 de setembro), às 14h, no Teatro Zé Maria.

“Mostra Fátima Ortiz – 50 anos em cena”

Peças, palestra, encontro de dramaturgia e oficinas, de 22 de agosto a 3 de setembro, no Teatro Zé Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco). Entrada gratuita. Outras informações aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima