Mãe e filha se viram como podem no filme “El Planeta”

A argentina Amalia Ulman escreve, dirige e atua nesse filme, em cartaz na MUBI, que tem um olhar muito próprio sobre a cidade de Gijón, na Espanha

“El planeta” é um filme pequeno, em preto e branco, sobre uma mãe e uma filha que levam uma vida que não conseguem bancar. As duas são elegantes e têm estilo, e não fica claro se chegaram a trabalhar ao menos um dia na vida. Tudo indica que não. “El planeta” está em cartaz na MUBI.

Então vivem num apartamento do qual esperam ser despejadas. Ignoram as contas mais básicas da casa (o que vai cobrar seu preço mais para frente, na história). E realizam pequenos roubos ou trambiques para conseguir refeições e roupas.

Amalia Ulman, que escreveu e dirigiu “El planeta”, interpreta o papel da filha, ao lado de Ale Ulman, que faz a mãe e é também a mãe de Amalia fora do filme.

MUBI

Uma informação importante aqui parece ser que a história se passa em Gijón, na Espanha, uma cidade à beira-mar que faz parte do Principado das Astúrias. Essa região espanhola é famosa pelo prêmio Príncipe das Astúrias, uma espécie de Nobel espanhol, com categorias como Letras e Ciências Sociais. Muita gente famosa já recebeu esse prêmio. Os mais recentes, na literatura, foram para a canadense Anne Carson e para o francês Emmanuel Carrère.

Olhando fotos na web, Gijón é uma cidade bonita e ensolarada – um cartão postal da Península Ibérica. Porém, em “El Planeta”, a fotografia em preto e branco e o mau tempo persistente dão um aspecto terrível para a cidade. Sem falar que as personagens, com frequência, reclamam do mau cheiro do lugar.

Como Amalia foi criada em Gijón, apesar de ter nascido na Argentina, é razoável supor que essa escolha por mostrar a cidade feia e suja não tenha sido por acaso. (Uma interpretação óbvia poderia dizer que até uma cidade linda como Gijón se torna inóspita quando você não tem nenhum dinheiro para sobreviver.)

Por fim, “El Planeta” tem senso de humor e um ponto de vista generoso. Há algo na relação entre essa mãe e essa filha que vai além daquilo que a gente consegue ver no filme.

Onde assistir

“El Planeta” está em cartaz na MUBI.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima