Editora curitibana Telaranha tem história de amor, amizade e morte

Nova editora curitibana acaba de completar um ano com títulos que chamaram atenção de meio mundo editorial

Uma editora curitibana novinha está fazendo bonito no mercado editorial do Brasil. A Telaranha abriu as portas em janeiro de 2022 e já emplacou um título em listas respeitáveis de melhores livros do ano: na “Folha de S.Paulo”, no “Suplemento Pernambuco” e na revista “Quatro Cinco Um”. O feito é um sinal de que mais coisas boas estão por vir.

Com uma história que daria um bom enredo de livro, a editora nasceu de um caso de amor pela leitura e da morte de uma amiga. Os sócios Bárbara Tanaka e Guilherme Conde Moura Pereira eram do mercado editorial antes de partirem para tocar o próprio negócio, tinham experiência com literatura e materiais didáticos. Eles também são um casal. “A gente tinha essa vontade, de ter a nossa editora, desde que a gente começou a namorar”, conta ela ao explicar que o projeto era profissional e pessoal ao mesmo tempo.

Nasce uma editora

No meio dessa história de amor entre os dois e pelos livros, veio um capítulo trágico. Assionara Souza tinha sido professora de Bárbara e elas se tornaram muito próximas. Em 2017, a editora novata teve em suas mãos o livro “Alquimista na chuva”, publicado pela Kotter Editorial. Era o primeiro que editou na vida, e também o primeiro de poesias de Assionara, que vinha da prosa e do teatro. Em abril de 2018, a escritora deixou o original de “Instruções para morder a palavra pássaro” com Bárbara, para que fosse publicado postumamente. Assionara morreu de câncer em maio daquele ano.   

A publicação estava encantada, nunca dava certo em outras editoras, ora por questões financeiras, ora por cronograma. O compromisso assumido com a escritora e com a família dela pesava enquanto o tempo corria. Até que o casal encontrou uma saída: “Nós mesmos vamos publicar”. Foi do amor, da amizade e da morte que nasceu a editora, porque sem Assionara, não existiria Telaranha. 

Como uma teia

O nome veio do espanhol, telaraña significa teia de aranha. O H surgiu como que para arrematar a sonoridade, mas essa grafia já estava nas páginas de um livro do Haroldo de Campos, “Galáxias” (1984). A escolha também tem muito a ver com o universo semântico. “Tem múltiplas leituras, a coisa da teia, do tecer com a linguagem, a tessitura da escrita, a escritura”, diz Bárbara.

Um livro puxa o outro

O plano só ia até o compromisso assumido com Assionara, não existia mais nenhum projeto na gaveta. Mas tinham uma verdadeira teia de amigos. Dela foram surgindo os outros livros que estão no catálogo da editora hoje. A segunda edição de “Sobre-posições: ensaios sobre a insinuação pictórica”, de Marcos Beccari, veio porque ele também era amigo e Assionara. “Rindo aos prantos”, de Antonia Leão, chegou pelas mãos do jornalista José Carlos Fernandes. Orientador de Bárbara no projeto final do curso de jornalismo, Fernandes assina o prefácio da obra. “Verniz”, por sua vez, foi escrito por Gim, que estudou com ela no ensino médio e também foi aluna de Assionara.

O que vem por aí

A Telaranha já tem lançamentos previstos para este ano. O primeiro é uma antologia de poesias de Rollo de Resende com organização do repórter do jornal “Cândido” Hiago Rizzi (ele também faz parte daquela teia). O livro deve chegar ao mercado em março. 

Fora isso, os planos incluem finalizar publicações que logo devem ir para o prelo e participar de feiras em outras cidades do Brasil. No longo prazo, o compromisso é renovar os votos com a literatura: “Fazer livros que a gente gostaria de ler. Porque a gente é sobretudo leitor”.

Editora Telaranha

Para saber em quais livrarias estão disponíveis os livros da editora, comprar on-line ou saber mais informações clique aqui.

Sobre o/a autor/a

4 comentários em “Editora curitibana Telaranha tem história de amor, amizade e morte”

  1. Amei a reportagem sobre a editora Telaranha, e mais ainda da inauguração da livraria. Precisamos mais desses espaços em Curitiba. Meu café ☕️ vai mudar de endereço. Obrigada por essa mensagem tão linda a amiga. Sucesso, bjos. Neuzair

  2. Stella Marys Possetti de Resende

    Ei, esses meninos são do bem!!
    Fazem o bem.
    Buscam a palavra.
    Dão a palavra.
    Merecem todas as palavras.
    Doces palavras. Bárbaras palavras e Guilhermes palavras.
    Dessa teia que já amo, uma Telaranha!!

    Stella de Resende

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima