Livro sobre direitos das crianças é lançado em Curitiba

"As cores do céu de inverno" conversa com crianças, adolescentes, pais, responsáveis e educadores sobre violência sexual

O livro “As cores do céu de inverno” será lançado neste sábado (28) em Curitiba. A proposta das autoras, as advogadas Maryah Fonseca Salgado e Marina Jonsson Souza, nesta obra de estreia, é discutir ensinamentos preventivos, a fim de contribuir para uma infância livre de violências. A publicação ainda está em pré-venda no site da Pulga editora até sexta (27), com desconto. 

Dados

De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2015 e 2021, o Brasil registrou 202,9 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. O número mostra como é importante falar sobre educação sexual e direitos das crianças no país, segundo as autoras. “O livro vem muito da observação da minha própria infância; os meios de formação educacional que frequentei não abordaram a questão de gênero. Demorei para entender os meus limites enquanto mulher”, explica Maryah. “Queremos que as crianças e os adolescentes de hoje possam ter informação suficiente para identificar quando a barreira do limite é extrapolada”, conclui. 

“As cores do céu de inverno”

Maryah e Marina quebram estereótipos nas páginas do livro, de modo a explicar como os papéis de gênero influenciam toda a cadeia da vida e convocam os leitores para atividades em que a família toda aprende e também falam sobre recomeços. Além disso, as autoras explicam como os Direitos das Crianças, Adolescentes e Mulheres foram incluídos no sistema legislativo brasileiro. “Falar sobre gênero e educação sexual no Brasil é um dilema, então, por mais que o livro seja voltado ao público infantojuvenil, há muita informação também para os pais, responsáveis, professores, cuidadores, e, inclusive, para adultos que um dia foram vítimas de violência sexual infantil”, diz Marina. 

Pulga Edições

A publicação também é o primeiro projeto de uma editora que nasce para discutir a realidade do Brasil e do mundo, por meio do diálogo e da democratização do conhecimento, a Pulga Edições, de Jeferson Freitas e Jurema Ortiz.

Lançamento do livro “As cores do céu de inverno”

Com as autoras Maryah Fonseca Salgado e Marina Jonsson Souza, sábado (28), às 15h, na Alameda Júlia da Costa, 252, São Francisco, Curitiba. Pulga Edições, 96 páginas, R$ 60.

Pré-venda até sexta-feira (27), com desconto no site da editora. 

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Livro sobre direitos das crianças é lançado em Curitiba”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima