Livro gratuito faz bela homenagem à Feira do Largo da Ordem

Projeto acaba de lançar um livro digital gratuito e prepara uma exposição e um livro de histórias em quadrinhos

“Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem” é um projeto criado com o objetivo de registrar histórias das pessoas que fazem parte da feira mais famosa e tradicional de Curitiba. O projeto acaba de publicar um livro digital gratuito, que você pode baixar aqui, e prepara ainda uma exposição e um livro de história em quadrinhos.

A “feirinha” do Largo da Ordem, que não é pequena, reúne artesãos, artistas e profissionais de várias áreas. O livro “Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem”, com pesquisa de Luana Camargo e Soraia Gatti, e fotografias de Carolina Castanho, reúne perfis de alguns desses profissionais que fazem parte da história da feira, como Edson Mendes da Silva, que faz empanadas, e Silvina Aranibar, que vende biscuits de duendes e elfos.

Feira do Largo se tornou patrimônio imaterial de Curitiba em 2018. (Foto: Carolina Castanho/Divulgação)

Feira do Largo da Ordem

A Feira do Largo da Ordem surgiu há 50 anos e hoje mobiliza cerca de 1,3 mil pessoas entre artesãos, cozinheiros e comerciantes de produtos. Em 2018, o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural reconheceu a Feira do Largo da Ordem como patrimônio imaterial de Curitiba.

O projeto para registrar histórias de uma das maiores feiras urbanas do Brasil é resultado de uma parceria entre a Flutua Produções e a Canô Produções. O enfoque do projeto, de acordo com as envolvidas, é histórico, antropológico e fotográfico.

“Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem”, o livro, é o volume 150 do Boletim Casa Romário Martins, uma série de publicações dedicada à história e ao patrimônio de Curitiba.

Feira do Largo mobiliza cerca de 1,3 mil pessoas entre artesãos, cozinheiros e comerciantes de produtos. (Foto: Carolina Castanho/Divulgação)

O projeto

Além do livro digital gratuito, o projeto terá também 1 mil exemplares físicos da obra, com distribuição à cargo da Fundação Cultural de Curitiba. No ano que vem, uma exposição fotográfica deve ocorrer no Museu da Fotografia de Curitiba. E também em 2023, o projeto adapta os relatos dos feirantes para o formato quadrinhos no livro “Histórias do Largo”.

Serviço

Saiba mais sobre o projeto aqui e baixe o livro grátis aqui. “Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem” foi realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima