Livro de Otto Leopoldo Winck tem lançamento neste sábado (02)

"Forte como a morte" é o terceiro romance do autor

Otto Leopoldo Winck lança o seu o terceiro romance intitulado “Forte como a morte”. Os eventos de lançamento acontecem neste sábado (2) com duas sessões de autógrafos, pela manhã a partir das 10h30, na livraria Arte e Letra, e, à noite a partir das 19h, no Nina.

O livro é um romance realista que flerta com o realismo mágico, mostra um sul do Brasil profundo em uma narrativa construída com justaposições, ora popular, ora erudita. A história apresenta três narrativas, a de Rosália menina, a de Rosália adulta e a de um padre numa noite de Natal, que se desenrolam simultaneamente em uma arena com vários campos ideológicos.

Enredo

O romance acompanha a vida de Rosália, filha única de uma humilde família de descendentes de poloneses, no interior do Paraná, que acabou de entrar na puberdade. A jovem de repente acorda com os estigmas da Paixão de Cristo e passa a ter uma viva polêmica. Para uns é santa, instrumento nas mãos de Deus; para outros, não passa de fraude ou fruto da superstição.

A família, a princípio assustada, logo percebe as vantagens da atmosfera de fanatismo em torno da pequena estigmatizada. No entanto, ninguém pergunta o que ela pensa da situação. A narrativa é em terceira pessoa e se alterna entre vários personagens, mas nunca recai sobre Rosália.

Leia também: Disco solo de Janine Mathias ganha edição limitada em Vinil

Quinze anos depois, Rosália é uma mulher casada, mãe de três filhos. Não tem mais os estigmas, nem gosta de se recordar deles. Ela está num acampamento de trabalhadores rurais sem-terra, uma fazenda ocupada e, durante uma ação policial no local, ocorre uma tragédia – e acontece um novo fenômeno inexplicável, testemunhado por Rosália e um padre.

O autor

Nascido no Rio mas morando há muito tempo em Curitiba, Otto Leopoldo Winck é doutor e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O escritor foi vencedor do prêmio da Academia de Letras da Bahia, em 2005 com o romance “Jaboc” , publicado no ano seguinte pela editora Garamond. Em 2012 recebeu o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, na categoria poesia. É autor, entre outras obras, de “Cosmogonias” (2017), livro de poesia, e “Que fim levaram todas as flores” (2019), romance, ambos pela Kotter Editorial.

Lançamento do livro “Forte como a morte”

Sábado, 2 de dezembro, às 10h30, na Livraria Arte e Letra (Des. Motta, 2011); e a partir das 19h, no Nina (Marechal Deodoro, 847).

“Forte como a morte”, romance, 256 páginas, Aboio Editora, preço de capa R$ 64,90.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima