“Lamb” mistura fantasia, horror e um final impensável

Filme exibido pelo MUBI fala de um casal de fazendeiros na Islândia que adota uma cordeirinha como se fosse um bebê humano

Quanto menos você souber de “Lamb”, melhor. Essa pode parecer uma afirmação contraditória para uma resenha, mas a ideia aqui é entregar o mínimo possível da história.

Tome como ponto de partida uma sinopse do filme que circula pela web. Dá para perceber o cuidado em não revelar quase nada. “Maria e Ingvar, um casal sem filhos, descobrem um bebê misterioso recém-nascido em sua fazenda na Islândia”. Agora, tenha em mente que “bebê misterioso” é um baita eufemismo.

Algo acontece

Maria e Ingvar, interpretados por Noomi Rapace e Hilmir Snaer Gudnason, vivem em algum lugar ermo do território islandês, cuidando de cordeiros, carneiros e ovelhas. A rotina na fazenda, ao contrário do que sugere o senso comum, envolve trabalho que não acaba mais.

Um dia, no parto de uma ovelha, algo acontece. Depois de puxar a cordeira de dentro da mãe, marido e mulher trocam olhares cúmplices, como num diálogo sem palavras. (Aliás, é curioso perceber como um casal que vive isolado, e que convive muito, fala quase nada entre si.) Por algum motivo misterioso, os humanos resolvem adotar a cordeira. E a batizam de Ada.

Dali em diante, “Lamb” vai ficando mais e mais estranho – e surpreendente. Não existem muitos filmes como esse por aí.

Sjón

Parte do mérito pela estranheza de “Lamb” é de Sjón, um dos dois roteiristas do filme. Mais conhecido como letrista da cantora Björk, Sjón é um escritor importante na Islândia e tem obras traduzidas pelo mundo. Ele é autor de “Pela boca da baleia”, publicado no Brasil pela Tusquets, e demonstra gosto por histórias mitológicas e… esquisitonas. O outro roteirista é Valdimir Jóhannsson, um estreante com experiência em efeitos especiais que dirige seu primeiro longa-metragem.

“Lamb” consegue misturar a atmosfera de um filme de horror com alguns elementos fantásticos. Porém, em vez de dar sustos, o objetivo aqui é deixar você de queixo caído.

Streaming

“Lamb” está em cartaz no MUBI.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima