Humaitá doa acervo de autores negros para a Biblioteca Pública do Paraná

Batizado de "Estante Afro – Maria Águeda", acervo permanente e exclusivo terá mais 500 livros doados pelo Centro Cultural Humaitá

No próximo sábado (2), a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) inaugura a “Estante Afro – Maria Águeda”. O acervo possui mais de 500 títulos de autoras e autores afrodescendentes doados pelo Centro Cultural Humaitá, por intermédio de Adegmar José da Silva (Kandiero).

Programado para acontecer a partir das 10h, no hall térreo da BPP, o evento de inauguração conta com cerimônia de abertura, seguido da apresentação musical com Rúbia Divino e Klüber. 

O nome da estante homenageia Maria Águeda, mulher livre e negra, vinda da região de Tindiqüera, hoje Araucária. Na Curitiba de 1804, ela se negou a obedecer às ordens da esposa do capitão-mor da vila e, por isso, foi levada à prisão, tornando-se um dos símbolos da cultura afro-paranaense.

Humaitá

Também no sábado (2), às 11 horas, acontece uma mesa redonda com Bruno Leonardi, Kandiero e Rosane Arminda Pereira. O tema da conversa será a importância de uma ação como essa do acervo de autores negros, que continuará recebendo novos títulos, exclusivamente, de escritoras negras e escritores negros. O evento será finalizado com o Sarau das Marias, composto por poetas mulheres.

Entre os livros que fazem parte da Estante Afro – Maria Águeda, estão “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves, “Os últimos inéditos de prosa e poesia”, de Cruz e Souza, e “As andorinhas”, de Paulina Chiziane, escritora moçambicana que venceu o Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa, em 2021. 

Serviço

Inauguração da “Estante Afro – Maria Águeda”, acervo com mais de 500 títulos de autoras e autores afrodescendentes, doados pelo Centro Cultural Humaitá. Neste sábado (2), às 10h, na Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133 – Centro). Entrada gratuita.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima