Livro “O bispo negro” critica o Paranismo por refletir ideais racistas dos séculos 19 e 20

Kandiero lança novo livro, "O bispo negro, os “homens bons” e a santa eugenia curitibana", nesta quarta-feira (27) na Biblioteca Pública

Nesta quarta-feira (27), às 17h30, na Biblioteca Pública do Paraná, será lançado o mais novo livro de Kandiero: “O bispo negro, os “homens bons” e a santa eugenia curitibana”. O evento é gratuito e contará com bate-papo com o autor e também sessão de autógrafos.

“O bispo negro, os “homens bons” e a santa eugenia curitibana”

A obra de literatura afrobrasileira apresenta uma narrativa que mergulha nas questões históricas, políticas e sociais do Brasil, entrelaçando-as com reflexões sobre religião, justiça social e moralidade.

Ao longo das páginas, é descrito um diálogo intenso durante uma vigília religiosa em uma igreja, onde um Bispo questiona mitos e símbolos da cidade, confrontando o passado escravocrata do país e seus reflexos no presente, desafiando a noção de que apenas aqueles que diretamente escravizaram são responsáveis pelas injustiças históricas.

O bispo desafia as narrativas estabelecidas, levantando questões sobre a construção da identidade local e a necessidade de revisitar a história com um olhar crítico. O diálogo destaca a importância de conhecer a verdade e questionar narrativas históricas estabelecidas.

Paranismo, eugenia e racismo científico

“O bispo negro” questiona e critica as ideias do movimento paranista, associando-o à eugenia e ao racismo científico a partir da promoção de uma identidade branca e da exclusão da presença negra e indígena na história do Paraná, refletindo assim os ideais racistas dos séculos 19 e 20. É destacado como os imigrantes europeus, influenciados por ideologias eugenistas, contribuíram para a disseminação dessas ideias no estado. 

Também é colocada em evidência a contradição entre a narrativa oficial do paranismo e a realidade histórica, indicando a necessidade de revisão e desconstrução desses mitos para uma compreensão mais ampla e justa da história do Paraná. A obra desperta o olhar do leitor para a reflexão sobre a importância de reconhecer e valorizar a contribuição dos povos afrodescendentes e indígenas na construção da sociedade paranaense.

Lançamento de livro e sessão de autógrafos com Kandiero

“O bispo negro, os “homens bons” e a santa eugenia curitibana”
Data: 27 de março (quarta-feira)
Horário: das 17h30 às 19h30
Local: Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133 – Centro)

Livro “O bispo negro, os “homens bons” e a santa eugenia curitibana”.

  • Autor: Kandiero
  • Gênero: Literatura afrobrasileira
  • Editora Humaita, 2024; 122 páginas.
  • Compra antecipada no site da editora com valor promocional de R$ 53 reais

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima