“Homem ao vento” faz sessões gratuitas no teatro Guairinha

A tragicomédia, com Rosana Stavis, coloca em cena as perturbações do homem contemporâneo e garantiu o Prêmio Shell para Marcos Damaceno

Quem ainda não assistiu ao espetáculo de teatro “Homem ao vento” ganhou três novas chances. A peça entra novamente em cartaz em Curitiba, com sessões nesta sexta-feira, sábado e domingo (de 2 a 4 de junho), no Guairinha. Os ingressos são gratuitos.

O espetáculo é o mais badalado do repertório da Cia. Stavis-Damaceno, companhia teatral curitibana renomada no Brasil. A montagem foi para o palco pela primeira vez no final do ano de 2017 e, de lá para cá, o sucesso foi confirmado por platéias e pela crítica, com destaque para a presença em listas de melhores espetáculos nacionais, indicações ao prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e ao Aplauso Brasil de Teatro, além da conquista da mais importante premiação do teatro nacional. “Homem ao vento” garantiu o Prêmio Shell, na categoria dramaturgia, para o autor Marcos Damaceno. 

O autor ainda divide a direção do espetáculo com Rosana Stavis, considerada uma das melhores atrizes do teatro brasileiro atual (e que recebeu indicações aos prêmios Shell, ao APCA e ao Aplauso Brasil por sua atuação em “Árvores Abatidas ou Para Luis Melo”). Stavis está no elenco da peça, dividindo o palco com Bruna Spínola, Pagu Leal, Marwem HD, Fabiano Timmermann, Heleno Rohn, Jeff Franco, Marcelo Guerra e Marrara Mara.

Enredo

A obra usa o recurso do metateatro para abordar as perturbações do homem contemporâneo. O enredo apresenta ao público uma peça dentro da peça, com o espectador em uma sala de ensaios onde atores tentam entender e preparar uma peça melancolicamente cômica e repleta de confusões. 

As relações caóticas entre os personagens acabam por revelar universos complexos entre pai, mãe e filho, homem e mulher, homem e menino, vida e arte, amor e morte, memória e invenção. 

Cia.Stavis-Damaceno

“Homem ao Vento” traz para o palco um espetáculo que tem a palavra como ponto fundamental, ao lado da ambivalência existente entre a ordem e o caos, entre a realidade e a imaginação. Esses aspectos são reconhecidos como parte da personalidade dos trabalhos obras da Cia.Stavis-Damaceno. A companhia completa 20 anos em 2023 como uma das mais respeitadas no cenário do teatro nacional. 

“Homem ao vento”

Sexta-feira e sábado, dias 2 e 3, às 20 horas; domingo, dia 4, às 19 horas, no Guairinha (Rua XV de Novembro, 971 – Centro). Ingressos gratuitos no site Sympla, lugares limitados. Espetáculo com 70 minutos de duração, indicado para maiores de 14 anos. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima