Palestra de Giovana Madalosso, balé no Guaíra e uma série de eventos no MON marcam o dia das mulheres

Programação voltada ao Dia Internacional das Mulheres toma conta de vários espaços de Curitiba, da Biblioteca Pública ao MUPA

Uma programação especial marca o Dia Internacional da Mulheres nesta terça-feira (8) – e também o mês de março – em vários espaços culturais da cidade. Dentro da proposta, um dos destaques é a palestra que a escritora Giovana Madalosso dará na Biblioteca Pública do Paraná (BPP).

Nesse evento aberto ao público e gratuito, a autora de “Suíte Tóquio” (Todavia) fala sobre como as mulheres podem organizar seu tempo para escrever os próprios textos. Assim, faz sentido que a palestra se chame “Mulheres e escrita: um tempo só seu”. Ela será apresentada nesta terça-feira (8), no hall da BPP, às 10h30. Uma segunda sessão vai ocorrer no mesmo lugar, na quarta-feira (9), às 14h30.

Teatro Guaíra

Ainda na terça (8), o Teatro Guaíra apresenta uma programação especial e gratuita envolvendo a Escola de Dança, o Balé e a Orquestra Sinfônica. Às 16 horas, a Escola de Dança do Teatro Guaíra dá uma aula pública de balé com alunas e alunos dançando trechos de repertório clássico.

Depois disso, o Balé Teatro Guaíra apresenta trechos de “VICA”, coreografia de Lili de Grammont sobre a vida após a pandemia. Por fim, três músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná se apresentam.

Museu Oscar Niemeyer

Já o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece ao público, durante o mês de março, várias atividades desenvolvidas por mulheres artistas que têm obras no acervo do museu. Os eventos envolvem mediações na forma de texto, videoconferência e oficinas artísticas.

Para começar, na terça (8), às 19 horas, haverá uma videoconferência gratuita com a artista Lilian Gassen. Ela deverá falar sobre o tema: “Campo Artístico, uma Arena de Disputas”, abordando a inserção de artistas mulheres no sistema da arte no Estado. Essa programação continua nos dias 16 e 23.

Outras informações

Para saber mais sobre os eventos do MON inspirados pelo Dia Internacional das Mulheres, e sobre a programação cultural que marca a data em vários outros espaços da cidade – como o Museu Paranaense (MUPA) e o Museu da Imagem e do Som (MIS) –, clique aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima