Festival de Inverno mistura comida, música e arte no Centro Histórico

Confira a programação da 10ª edição do evento que começa nesta quinta-feira (7)

Após dois anos com programação virtual, o Centro Histórico de Curitiba volta a ser palco do Festival de Inverno, evento que chegou à 10ª edição e que mistura música, arte e gastronomia. A programação começa nesta quinta-feira (7) e vai até sábado (16).

A abertura oficial será nesta quinta às 18 horas, no Memorial de Curitiba, e vai contar com shows musicais gratuitos: a Banda Lyra comemora os seus 40 anos ao lado da Spok Frevo Orquestra e também haverá a apresentação do Mesa de Dois.

Comida

A gastronomia tem lugar de destaque na programação. De quinta a sábado (9), a Rua Dr. Claudino dos Santos, no calçadão em frente ao Memorial de Curitiba, recebe a feirinha gastronômica e de economia criativa com 15 tendas de estabelecimentos da região e convidados.

Cada barraca terá um prato exclusivo, com valores a partir de R$ 10. Entre as opções estão mignon de porco com spätzle (massa típica alemã), do Bar do Alemão, choripan (pão com linguiça e molho chimichurri) do Armazém Giuseppe, falafel (bolinho frito de grão de bico) no cone do Oriente Árabe, bruschettas de queijo brie com cogumelos orgânicos do Palco dos 5 Sentidos e o caldinho de feijão do Quintal do Monge.

Sopa de coalhada e quibe, e sopa de coalhada com cordeiro do Oriente Árabe. Foto: Andrea Torrente/Plural.

Terá ainda barraquinhas do Hotel Blumenau com doces como brigadeiros, bolos e cookies, além de empreendimentos convidados: Aero Burgers, Limoeiro Casa de Comidas, 10 Pastéis, Mister Brasa, Al Sutan e Pizza Crek. Já a Casa do Fumo apresenta seu artesanatos.

Além da feirinha, bares e restaurantes do Centro também estão com um cardápio especial com pratos típicos do inverno curitibano, como o risoto de pinhão, do restaurante Jeito Mineiro, e Fatti de cordeiro (carneiro ao molho de coalhada e grão de bico), kibe labnie (kibes cozidos no molho de coalhada) e sopa de lentilha, do Oriente Árabe.

Arte e música

A edição deste ano é marcada pela estreia do projeto Cine Geek, que está percorrendo o Brasil exibindo filmes e desenhos de classificação livre em sessões de cinema gratuitas e transmitidas em uma carreta de mais de 20 metros de largura. Os filmes são exibidos entre 18h e 22h, no calçadão do Largo da Ordem, ao lado do Memorial de Curitiba, de quinta (7) a sábado (9). O projeto também oferece oficinas de stop motion e exposição dentro da carreta durante o dia.

Shows gratuitos de bandas dos mais variados estilos serão realizados no palco do Memorial, entre quinta (7) e domingo (10), e também nos bares e restaurantes da região. No Bar do Alemão, o Dia Internacional do Rock (13) será celebrado com um show a partir das 20 horas. No Quintal do Monge, as apresentações serão às 20 horas na quinta (7), com Adriano Antunes (vocalista da banda Syd Vinicius), na sexta (8) com a banda Tiranossauros e, na quinta (14), com Kadu Lambach (ex-integrante da Legião Urbana). Já o Oriente Árabe preparou duas noites especiais para os clientes, com apresentações de dança gratuitas no sábado (9) e na quarta (13), às 21 horas.

Para quem gosta de teatro, circo e música, o espetáculo “Gran Circo Stopim”, da Cia dos Palhaços, está em cartaz no Espaço Fantástico das Artes nos dias 9, 10 e 16 de julho, às 11 horas. Os ingressos estão à venda neste link.

Caminhadas e atividades para crianças

Pela primeira vez, a programação incorporou as atividades do Curitiba Free Walking que promove caminhadas noturnas na área interna do Paço da Liberdade, Palácio Garibaldi e Memorial de Curitiba. Os quatro passeios têm como tema “A Curitiba que ninguém vê” e terão surpresas para os participantes, como a oportunidade de conhecer áticos e porões de prédios emblemáticos da região, além de uma parada para poder ver o Largo da Ordem do alto.

A participação é gratuita e o projeto é mantido por doações livres ao final do passeio. As vagas para o tour guiado são limitadas, com idade mínima de 12 anos, e é necessário fazer a inscrição antecipada no link (menores de 16 anos não precisam se inscrever): www.curitibafreewalking.com.

As atividades para as crianças incluem o espaço lúdico e recreativo no Memorial de Curitiba mantido pela Universidade Livre do Esporte (ULE), uma ong curitibana que desenvolve atividades de inclusão social por meio do esporte. Crianças e adolescentes podem participar de brincadeiras e jogos de tabuleiro. As atividades focam também na inclusão de pessoas com deficiência, inclusive com a participação da equipe de xadrez para cegos. As atividades são gratuitas e realizadas na quinta (7) e sexta (8), das 13h às 18h e no sábado (9), das 11h às 18h.

A Rede Empresarial do Centro Histórico, que organiza o festival, lançou também um aplicativo que concentra todas as informações das empresas associadas e dos pontos turísticos da região. Disponível para Android e IOS, o app oferece atividades interativas com o usuário, que pode acumular pontos para receber descontos nos estabelecimentos associados.

Serviço

De 07 a 16 de julho de 2022 no Largo da Ordem (Centro Histórico de Curitiba),

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima