Documentário “Vicente” perfila cadeirante que vivia em situação de rua na pandemia

Filme retrata o paranaense Vicente Aparecido dos Santos, que já jogou basquete em cadeira de rodas e viveu nas ruas de Curitiba

“Vicente”, um documentário de curta-metragem com roteiro de Jussara Batista e direção de Alan Raffo, estreia nesta sexta-feira (8), na Cinemateca de Curitiba. O filme conta passagens da vida de Vicente Aparecido dos Santos, cadeirante que estava em situação de rua quando chamou atenção da roteirista Jussara Batista. A partir de relatos, a obra faz um perfil do personagem para mostrar a invisibilidade e os estigmas impostos às pessoas vulneráveis como Vicente.

História surpreendente

A inspiração para o filme surgiu em 2020, após o primeiro período longo de isolamento imposto pela pandemia. Foi quando Batista voltou a trabalhar presencialmente e encontrou várias pessoas tentando fugir do frio e da fome debaixo de uma marquise. Ela lembra que viu um homem numa cadeira de rodas organizando algumas cobertas para dormir por ali e, súbito, surgiu uma mulher chorando e pedindo ajuda.

O homem, apelidado de “Cadeira”, escondeu a moça atrás de um parapeito. “Vicente a aconselhou a voltar para casa da família e não continuar naquele relacionamento violento. Ela seguiu apressada em direção ao Terminal Guadalupe”, diz a cineasta.

Ali nasceu a vontade de narrar a história de Vicente, negro de sorriso largo e muita garra, que foi abandonado ao nascer em Nova Cantu, cidade do interior do Paraná, e passou por muitos orfanatos em Curitiba. A poliomielite causou a deficiência física desse ex-integrante da Guarda Mirim que já jogou basquete adaptado e, recentemente, saiu das ruas. Hoje, ele encara o desafio de ter voltado a estudar.  

Por meses, aquela cena ficou gravada na mente de Jussara Batista. “Me perguntava como contribuir para que outras pessoas experimentassem esse exercício de ruptura e também de empatia”, diz ela. A ideia de transformar a experiência em um documentário contou com a parceria de Alan Raffo, que entrou no projeto como diretor e editor do filme. Batista respondeu pelo roteiro.

Movimentos sociais e coletivos

O lockdown atrasou o cronograma, mas o tema foi estudado a fundo durante a pausa. Antes das filmagens, por exemplo, a equipe conversou com representantes de movimentos sociais e coletivos, entre eles, Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) e Aquecendo Corações. Também foram pesquisada ações do Mãos Invisíveis, Rango de Rua e Médicos de Rua. Isso orientou o olhar da produção. “O desejo é contribuir para a humanização de olhares no exercício nada simples de compreender a si mesmo e ao outro”, diz Batista.

Documentário “Vicente”

Lançamento do documentário de curta-metragem “Vicente”, seguido de bate-papo. Nesta sexta-feira (8), às 19h, na Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco). Os ingressos serão trocados por doações de alimentos, itens de higiene, agasalhos ou cobertores em bom estado.

Após a sessão acontecerá um bate-papo com a participação de Maria Carolina Maziviero, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ativista do grupo por Direitos na Pandemia; e Leonildo José Monteiro Filho, Coordenador Nacional do Movimento da População de Rua.

O documentário e o bate-papo terão tradução simultânea em libras. Outras informações, no site do filme.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima