Festival do Cinema Universitário chega à quinta edição com quase 400 produções

Metrô recebeu ao todo 389 propostas de filmes universitários de quase todos os estados do Brasil

Um dos principais festivais de cinema nacional totalmente voltado à produção cinematográfica universitária no Brasil, o Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro, chega a sua quinta edição consecutiva em setembro deste ano com uma extensa programação virtual e gratuita ao público. Seguindo o caráter formativo e de fomento às produções audiovisuais estudantis que dão identidade ao evento desde seu primeiro ano, a 5º edição acontecerá de 14 a 19 de setembro de 2021.

Com uma grande adesão, o 5º Metrô recebeu ao todo 389 propostas de filmes universitários de quase todos os estados do Brasil. Produzido em Curitiba e realizado de forma totalmente on-line pelo segundo ano consecutivo, o festival ampliou consideravelmente sua abrangência em território nacional e o diálogo com estudantes, instituições e pesquisadores do audiovisual de todo o país.

O festival exibe ao todo 34 filmes estudantis, entre curtas e médias-metragens, em sete sessões competitivas e uma sessão fora de competição, seguidas de debates com as realizadoras e realizadores. Haverá ainda uma masterclass de abertura que abordará a trajetória e os filmes da produtora de cinema Rosza Filmes, com a presença da cineasta Glenda Nicácio; duas mesas de debates; cerimônia especial de encerramento; e premiação de filmes pelo Júri Oficial, que esse ano é formado por Andrea Ormond, Larissa Fernandes, Marcelo Miranda e Samuel Lobo.

Mais uma vez, o festival promove também o MetrôLAB, espaço de desenvolvimento de projetos de curtas universitários. Além das consultorias profissionais direcionadas aos projetos previamente selecionados, o MetrôLAB apresenta duas atividades abertas ao público: uma Palestra de Abertura em parceria com o Projeto Paradiso, e o pitching dos projetos selecionados, que acontecerá no domingo 19/09.

Neste ano, são ofertadas ainda três oficinas: a Oficina de Crítica, ministrada por Tatiana Monassa, que acontece previamente ao festival, e formará um grupo de jovens que terão a missão de premiar um dos curtas do festival, além de escreverem textos críticos sobre alguns dos filmes exibidos; a Oficina de Curtas Brasileiros Contemporâneos: Reverberações Históricas, ministrada por Adriano Garrett, que propõe uma análise sobre a produção contemporânea de curtas-metragens a partir de uma abordagem histórica; e a Oficina para Refundar
o Brasil, ministrada por Clara Chroma e Kauan Oliveira, em que participantes produzirão, durante o período do festival, filmes que serão exibidos na cerimônia de encerramento do Metrô.

Serviço
Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro
5ª edição (on-line) – de 14 a 19 de setembro de 2021
Facebook: /metrouniversitario
Instagram: @metrouniversitario
YouTube: Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro
www.metrouniversitario.com.br
Incentivo: EBANX.
Projeto realizado com apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima