Festival Curta 8 volta ao Teatro da Caixa em sua 18ª edição

Com programação inteiramente dedicada ao cinema super 8, o evento começa nesta quinta-feira (26) e apresenta mais de 90 filmes com ingressos gratuitos 

O 18º Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba começa nesta quinta-feira (26) e vai até domingo (29), com ingressos gratuitos. A curadoria é do cineasta e professor Fábio Allon, do pesquisador Cirillo Charros e do jornalista e produtor cultural Antonio Carlos Domingues. Além das exibições de filmes, a proposta desta edição inclui atividades relacionadas ao incentivo da preservação do audiovisual e também marca a volta do evento ao Teatro da Caixa Cultural Curitiba.

Ao todo, o Curta 8 exibirá 94 filmes, de seis países. Segundo Fábio Allon, o número de obras e a diversidade indica que a produção em “bitola pequena” continua firme e forte. “O super 8 é leve e descontraído, é experimental, ousado e afrontoso; é cinema”, diz ele.

A programação do festival está dividida entre as mostras competitivas de filmes Tomada Única, Digital (finalizados em digital) e dos produzidos na oficina Tomada Única, além das seções com obras realizadas na oficina Filme de Arquivo – Narrativas Audiovisuais e da sessão do Dia do Filme Caseiro. Para completar a agenda, ainda acontecem em paralelo as mostras especiais. 

Tomada Única

A categoria Tomada Única é para filmes captados e montados na própria câmera, sem edição, mas os cineastas podem aplicar efeitos de manipulação fotográfica durante a exposição, para criar as transições nos cortes. Neste ano, 20 dos concorrentes nessa modalidade foram produzidos a partir de uma oficina promovida no começo do mês de setembro. 

Um dos aspectos particulares, ou talvez o mais particular, das exibições na Tomada Única é a sonorização, que fica a critério dos próprios realizadores. Eles podem optar pela execução de um CD com a trilha sonora, realizar performances, dublagens, ou mesmo executar a trilha sonora ao vivo. 

Dia do Filme Caseiro

O  Dia do Filme Caseiro é o momento da programação dedicado aos filmes enviados pelo público que são revisados e exibidos no festival. 

Oficinas 

Além da previamente oferecida, Filme de Arquivo – Narrativas Audiovisuais, durante é oferecida aos interessados a oficina “Projeção em cinema super 8”, com o projecionista Lucas Vega, durante os dias do evento.

Homenageado

O homenageado do Curta 8 de 2023 é o cineasta Ivan Cordeiro. Ele receberá o troféu Super Schip por sua atuação na produção audiovisual em super 8 no Brasil e seu filme “A visita”, que retrata um encontro histórico do atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com apoiadores e militantes, em 1982, na cidade de Recife-PE.

Amim Stepple

A programação do Curta 8 ainda apresenta uma mostra retrospectiva das obras de Amim Stepple (1950-2019), que nasceu em Campina Grande-PB e se radicou em Recife-PE. O filme póstumo do artista, “A chegada do Trem Fantasma na Serra da Borborema”, será lançado durante o evento. 

Pedro Nunes e José Augusto Iwersen

Também será exibido “Closes”(1982), de Pedro Nunes. A obra discute sexualidade e preconceitos, enquanto estabelece um diálogo com o filme “Danielle Carnaval e Cinzas” (1979), do cineasta curitibano José Augusto Iwersen (1946-2016).

Lupa

Esta mostra apresenta no festival obras do acervo de filmes domésticos do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (Lupa), da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Super Off

O Super Off, Festival Internacional de Filmes Super 8 de São Paulo, participa do evento com uma mostra comemorativa do seu aniversário de 10 anos. A seleção traz obras em película de todas as edições do festival paulista.

Curta 8

O Curta 8 tem coordenação geral de Antonio Carlos Domingues, é realizado pela Perfil Comunicação e Cultura e pela Processo MultiArtes, com incentivo da Uninter, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, e apoios da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Programação completa

Quinta-feira – 26 de outubro

  • 18h – Mostra Paralela Projeto Lupa/UFF
  • 19h – Mostra Amin Stepple, com seção de “A chegada do trem fantasma na Serra da
  • Borborema”
  • 20h30 – Mostras competitivas Tomada Única e Digital 

Sexta-feira – 27 de outubro

  • 18h – Seção do filme “Closes”, de Pedro Nunes
  • 19h – Mostra 8/8
  • 20h30 – Mostras competitivas Tomada Única e Digital 

Sábado – 28 de outubro

  • 10h – Oficina “Projeção em cinema super 8”
  • 15h30 – Mostra dos filmes realizados na Oficina Filme de Arquivo: Narrativas Audiovisuais
  • 17h – Mostra SuperOff
  • 19h – Mostras competitivas Tomada Única e Digital 
  • 20h30 – Mostras competitivas Tomada Única e Digital 

Domingo – 29 de outubro

  • 15h – Dia do Filme Caseiro
  • 18h – Performance Aymberé – Duo Strangloscope
  • 19h – Sessão do filme “A visita”, de Ivan Cordeiro
  • 20h30 – Cerimônia de Premiação

Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba

De quinta-feira a domingo, 26 a 29 de outubro, no Teatro da Caixa Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280). Ingressos gratuitos, distribuídos 30 minutos antes de cada sessão. Outras informações aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima