Estúdio Dogzilla estreia o curta-metragem “Anacleto, o balão” no Paço da Liberdade

Animação de Carol Sakura e Walkir Fernandes será exibido pela primeiríssima vez nesta sexta-feira (10)

Um dia, Carol Sakura chegou em casa com os dois irmãos pequenos e um balão de hélio. Mal sabia ela que (1) o balão iria aterrorizar a família pelos próximos dias; e que (2) isso seria a inspiração para uma história divertida, um livro e um filme. Pois tudo isso aconteceu e nesta sexta-feira (10) o curta-metragem “Anacleto, o balão”, produzido pelo estúdio Dogzilla, será exibido para o público pela primeiríssima vez, no Paço da Liberdade.

Mas, primeiro, tem que explicar como um balão conseguiu apavorar Carol e os irmãozinhos. O problema é que o danado flutuava pela casa e aparecia onde ninguém esperava. “De repente, a gente estava assistindo televisão e, pronto, alguém dava um grito porque tinha visto um vulto passando”, diz Carol. Era o balão mais amedrontador do mundo.

“Anacleto, o balão”

Ela, roteirista, e o marido ilustrador, Walkir Fernandes (um dos sócios do estúdio Dogzilla), acharam que valia a pena brincar com a ideia de um “terrorzinho infantil”. Carol escreveu o texto e inventou um nome para o causador de tanto pânico. Anacleto em seguida ganhou vida no traço de Walkir, um ilustrador experiente que, entre outras coisas, tem na bagagem a animação da nova série da Netflix sobre “O Menino Maluquinho”.

O livro saiu em 2015 e agora, depois de ter sido selecionado para a chamada Petrobras Cultural de Animação Infantil 2020, o casal conseguiu fazer um curta-metragem de 12 minutos. E nessa história de curtas os dois têm uma boa experiência. “Apneia”, escrito por ela e codirigido pelos dois, ganhou o Kikito de Melhor Curta Brasileiro em Gramado e ganhou um contrato para exibição no Canal Brasil.

Dogzilla

O novo filme, mais voltado para o público infantil, vai ficar por um período disponível na web (no canal do Dogzilla, aqui) e depois tem tudo para seguir o mesmo caminho de “Apneia”: festivais, canais especializados, streaming. “A carreira de um curta é sempre difícil, mas a gente está muito entusiasmado com o resultado e louco pra ver a recepção”, diz ela.

O curta foi produzido pelo estúdio Dogzilla e tem trilha sonora original de Vadeco Schettini, do Astrolabio Studio.

(PS – Perguntei se o balão da vida real teve o mesmo destino de Anacleto no livro [sem spoilers]. Carol diz que não sabe e que o apavorante ser movido a hélio sumiu misteriosamente. Será que ele vai reaparecer na estreia de sua biografia?)

Onde assistir

O curta-metragem de animação “Anacleto, o balão” tem 12 minutos e será exibido nesta sexta-feira (10), às 19 horas, no Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189 – Curitiba). Depois da estreia, o filme vai ficar disponível no canal do estúdio Dogzilla, no YouTube (aqui).

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima