Série infantil com equipe curitibana é indicada ao prêmio Emmy

“O Menino Maluquinho”, da Netflix, tem codireção de arte de Walkir Fernandes e artes adaptadas pela Dogzilla

Tem uma turma daqui vivendo uma aventura daquelas que faz o coração bater mais forte. Na verdade, eles foram os responsáveis por todas as artes aprontadas para que um carinha muito especial chegasse às telas e, agora, é a vez deles fazerem bonito em cena. Para quem não entendeu nada, vamos deixar as brincadeiras de lado e contar como o trabalho da produtora curitibana Dogzilla Studio na série “O Menino Maluquinho” chegou à parte internacional da premiação que é considerada o Oscar da TV, o Emmy Awards. 

A história começa mais ou menos assim: “Apneia” ganha o Festival de Cinema de Gramado, em 2019. O filme foi dirigido por Carol Sakura e Walkir Fernandes, ilustrador, animador e um dos fundadores da Dogzilla, empresa que também produziu a obra. Numa bela traquinagem do destino, sabe quem viu o curta-metragem de animação? O Rodrigo Olaio, produtor executivo da Chatrone, e os caras da Netflix. 

A Chartrone é a empresa que viabilizou a produção de “O Menino Maluquinho” com a Netflix. Essas feras acreditaram no trabalho da produtora curitibana e fizeram o convite: querem embarcar nessa? Para encurtar o papo, a Dogzilla foi a responsável por toda a arte da animação infantil e assinou a repaginada que o universo do personagem, criado originalmente por Ziraldo, ganhou para estar mais antenado com os dias de hoje. O Fernandes assumiu a codireção de arte da série, em dupla com a Beta Krüger, e os personagens foram animados pela Birdo, de São Paulo-SP.

Melhor animação infantil

“A indicação já é uma grande vitória para a animação brasileira, que vem ganhando visibilidade lá fora”, diz Fernandes. Dá para entender, pois os selecionados representam o melhor do melhor produzido no mundo todo. Nesta edição do International Emmy Awards foram 56 indicados de 20 países diferentes, distribuídos em 14 categorias. Além da série brasileira, estão concorrendo ao prêmio para animação infantil a 3ª temporada de “Moominvalley”, dos finlandeses da Gutsy Animations; “Rilakkuma’s Theme Park Adventure” (em tradução livre, “A Aventura de Rilakkuma no Parque Temático”), dos japoneses do Warf Studios; e “The Smeds and The Smoos” (O Smeds e o Smoo), dos britânicos da Magic Light Pictures.

Será que o prêmio vem?

Apesar da forte concorrência, são boas as chances do troféu terminar em uma estante no Brasil. Segundo o animador, a qualidade do material é altíssima e não deve nada às produções internacionais. Mas tem algo que pode realmente ficar saltitante diante dos olhos dos jurados, bem do jeitinho que o Maluquinho fica diante dos espectadores. “O ponto forte da série é justamente a cara de Brasil nos cenários, no design dos personagens, nos roteiros, nas falas e nas temáticas”, conta Fernandes.

Importância para Curitiba

Para o fundador da Dogzilla, a indicação ao prêmio confirma como o mercado local pode impressionar o mundo. “Tenho certeza que isso abrirá portas para artistas e estúdios brasileiros e isso inclui Curitiba, que tem muitos talentos criando personagens e universos incríveis”, fala o artista e complementa: “Também serve de resposta àqueles que, ainda hoje, têm a coragem de dizer que o audiovisual brasileiro é ruim”.

Sinopse da série 

“O Menino Maluquinho” é uma série infantil que tem como protagonista um garoto que pensa fora da caixinha e adora envolver todo mundo em suas aventuras, que nem sempre conforme planejado. Ele tem dez anos e está enfrentando as mudanças que chegam com o divórcio de seus pais, inclusive o desafio de mudar para uma outra cidade. Criativo, ele explora a nova vizinhança e faz novos amigos, além de se meter em muitas confusões. 

A animação estreou em 2022 e é baseada na obra do ilustrador e escritor Ziraldo, com produção da empresa Chatrone para a Netflix. Carina Schulze e Arnaldo Branco assinam a criação. No elenco estão Marcus Pejon, Carol Roberto e Ítalo Luiz.

Veja o trailer de “O Menino Maluquinho”, que concorre ao Emmy como melhor animação infantil.

Assista à série

A animação está disponível no catálogo da Netflix, clique aqui para assistir.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima