“Enciclopédia de Curiosidades Sonoras” fala ao pé do ouvido das crianças

Biblioteca Pública recebe lançamento do livro com a história de mais de 50 instrumentos musicais e de grandes artistas para embalar descobertas também pela leitura

O lançamento da “Enciclopédia de Curiosidades Sonoras”, de Isadora Hofstaetter e Mateus Sokolowski, é neste sábado (27), a partir das 11 horas, na Biblioteca Pública do Paraná. O evento deve embalar a criançada com direito à sessão de autógrafos, contação de histórias e distribuição gratuita do livro. 

Para quem tem na memória a lembrança da “Barsa” ou da “Delta-Larousse”, estamos falando de algo completamente diferente. É só um volume (ao menos por enquanto) com linguagem no tom certo para fugir da chatice que um compêndio de conhecimentos pode ter, ainda mais quando passa de 50 verbetes complementados por nomes de músicos para pesquisar sobre o som de que se está falando. O livro é bilíngue, com texto em português e inglês, e o prefácio é assinado por ninguém menos que a compositora, multi-instrumentista e vocalista da banda Pato Fu, Fernanda Takai. Ou seja, tem tudo para ser um sucesso.  

Ilustrações e brindes

As ilustrações foram feitas por Felipe Lui e Livia Deboni, são inspiradas no personagem que dá nome a entidade beneficiada pelo projeto, o Hospital Pequeno Príncipe, e retratam os instrumentos musicais presentes na obra. Esses desenhos conquistam a atenção dos pequenos facilmente, aí – em menos de quatro tempos – eles já embarcaram no texto. Acredite, eu testei em casa e foi bem assim. 

Os brindes que a publicação traz, como já aconteceu anteriormente por aqui, transformaram o primeiro contato com o livro em algo como uma brincadeira. Os adesivos entraram na nova composição da folha de rosto e o pôster serviu de porta para o livro. Primeiro os olhos foram em busca dos nomes mais populares: “Não tem a guitarra elétrica?” Tem sim, mas o interesse rapidamente passou aos instrumentos mais diferentes. 

Instrumentos musicais e curiosidades 

Do desenho no cartaz, os dedinhos pularam para o índice da enciclopédia e, em seguida, para a procura da página onde o mistério seria revelado. “As fadas usavam a tin whistle… Você já ouviu o Brian Finnegan?” 

O mais divertido nesse primeiro contato foi o Handpan, foi o formato que despertou a curiosidade. A felicidade era visível quando o pré-julgamento do leitor sobre o negócio parecer um Ovni (objeto voador não identificado), encontrou confirmação em uma frase na página 116: “O handpan é feito com duas conchas de aço e, olhando para ele, parece um disco voador!” 

No trecho anterior, a história sobre a necessidade de uma carta escrita à mão para conseguir o instrumento abriu caminho para descobrir outras coisas bacanas ao longo das páginas. Os spoilers param por aqui, mas o interesse pelo mundo da música parece que vai longe.

“Enciclopédia de Curiosidades Sonoras”

Publicação produzida com recursos captados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em benefício da instituição Hospital Pequeno Príncipe. Autores: Isadora Hofstaetter e Mateus Sokolowskit. 
Lançamento no sábado, dia 27 de maio, das 11h às 13h, na Biblioteca Pública do Paraná, com sessão de autógrafos, contação de histórias e distribuição gratuita do livro. Entrada franca. Outras informações aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima