Empresas de Curitiba têm até 30 de dezembro para destinar impostos para projetos culturais

Por meio de renúncia fiscal é possível direcionar parte do IR e ISS para a produções curitibanas

Pequenas, médias e grandes empresas têm uma ótima oportunidade de investir em iniciativas artísticas sem custo algum. Até o próximo dia 30 de dezembro é possível direcionar até 20% do ISS (Imposto Sobre Serviço) e 4% do Imposto de Renda devido para projetos culturais. Essa possibilidade existe graças ao Programa de Apoio e Incentivo à Cultura/PAIC (Chamado de Lei Municipal de Incentivo) criada com a finalidade de apoiar e incentivar manifestações culturais e artísticas curitibanas. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura as empresas podem abater até 4% do Imposto de Renda devido no ano.

Para o diretor da ONG Unicultura, Ricardo Trento, ao incentivar projetos que promovam o acesso do público às manifestações culturais, a empresa atua em prol de uma sociedade mais inclusiva. “A arte e a cultura são motores para o desenvolvimento econômico. Mesmo sendo um dos mais afetados pela pandemia, o setor cultural foi de grande importância para a saúde mental das pessoas durante o período mais intenso do isolamento social. A volta dos eventos presenciais, em 2022, traz uma grande oportunidade para as empresas exporem suas marcas e agregarem valor ao negócio por meio de uma ação de comunicação integrada de marketing”, lembra Trento.

Entre as principais vantagens que a comunicação integrada de marketing pode trazer para as empresas estão: a diversificação dos canais de comunicação com o público, a consolidação da imagem institucional com visibilidade positiva da marca ou negócio e a fidelização do consumidor que se identifica com os projetos apoiados.

Projetos e plantão de atendimento

Para auxiliar as empresas, a Unicultura criou um plantão para esclarecer dúvidas e orientar os interessados sobre quais projetos podem ser patrocinados. O atendimento pode ser acessado pelo número 9 8489-4404 ou no link unicultura.com.br/seja-um-patrocinador/.

Entre as ações culturais desenvolvidas pela ONG estão projetos nas áreas de música, dança, folclore, circo, arte popular e patrimônio cultural. Em 2022, a Unicultura realizará a 10ª edição do Mia Cara Curitiba, a 60ª edição do Festival Folclórico de Etnias do Paraná, o inédito Largo das Óperas, Trupe da Saúde, a 13ª edição do Concurso de Piano “Edna”, entre outros projetos.

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1 comentário em “Empresas de Curitiba têm até 30 de dezembro para destinar impostos para projetos culturais”

  1. Armando PETRELLI Coelho

    Fico aqui imaginando quanto prazer que a cada dia que “fuço” esse periódico me transformo em uma pessoa melhor….
    Quero parabenizá-los e agradecer todos os dias ….achava que a nossa gente do Paraná tinha “perdido a mão ” para reescrever a história desse estado….”O conhecimento liberta”!!!!!!

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