Documentário “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho” chega aos cinemas

Documentário de Pedro Bronz leva às telas acervo valioso da "Madrinha do Samba"

Estreia nesta quinta-feira (2), no Cine Passeio “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”. O documentário faz um recorte íntimo da carreira e da vida dessa singular figura da “Madrinha do Samba”. O cineasta Pedro Bronz assina a direção. O roteiro é uma parceria dele com Leonardo Bruno, jornalista e escritor. Bruno é o autor do livro “Beth Carvalho: De pé no chão” (Editora Cobogó).

Acervo de Beth Carvalho

Beth foi uma das maiores sambistas do Brasil e ajudou a revelar grandes nomes e a revitalizar o gênero musical. Ela foi uma música talentosa e generosa, tanto que também se dedicou a fazer registros dos sambistas que passaram por seu caminho, entre eles estão Nelson Cavaquinho, Cartola, Almir Guineto, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Luiz Carlos da Vila. As imagens do filme que agora entra em exibição são parte desse acervo, produzido ao longo de 53 anos de palcos e pagode.

Pouco antes da morte da cantora, o cineasta propôs à Beth que seu rico acervo fosse transformado em documentário e recebeu o aval imediato da “Madrinha do Samba. “Quem escreveu esse filme foi a própria Beth Carvalho”, diz Bronz.

Trailer do documentário de Pedro Bronz.

Prêmios

O documentário foi selecionado para a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e conquistou o prêmio de Melhor Filme pelo júri popular no 17º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro (João Pessoa, PB). 

Documentário “Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho”

Estreia nesta quinta-feira (2), no Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro). Ingressos e outras informações, aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima