Distribuição de senhas para captação do mecenato começa em 4 de janeiro

Cada proponente, incentivador, ou captador de recurso pode apresentar cartas de intenção de incentivo de até três projetos por senha

Conforme divulgado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), as senhas para quem deseja captar recursos para projetos aprovados no Mecenato Subsidiado serão distribuídas a partir das 9h do dia 4 de janeiro de 2024, no Moinho Rebouças (Rua Piquiri nº 102; em frente ao antigo Prédio da Lei de Incentivo, antiga sede da FCC). 

Para garantir a possibilidade de captação é preciso apresentar a carta de intenção do incentivador, referente a proposta aprovada (conforme modelo que pode ser conferido aqui), além de ter a autenticação da certidão de enquadramento. Cada pessoa, seja proponente, captador de recursos ou representante do incentivador, poderá protocolar por senha o incentivo de até três projetos. Contudo é possível retirar nova senha para repetir o processo, respeitando a ordem da distribuição.

Confira a portaria sobre a distribuição de senhas para recebimento das Cartas de Intenção para projetos aprovados no Mecenato a seguir.

Por que senhas? 

Ser aprovado no Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) nem sempre é o suficiente para executar um bom projeto cultural, algumas propostas que estão na lista de contemplados acabam por não sair do papel ou terminam com o cronograma adiado. Isso se deve ao limite do valor (dinheiro) vindo de renúncia fiscal para repasse às iniciativas que já passaram por fases de análise documental e também avaliações na etapa da análise de mérito. 

Os recursos direcionados ao mecenato subsidiado, conforme a Lei Municipal de Incentivo à Cultura em vigor hoje (Lei Municipal Complementar nº 57/2005), são 1% da receita orçada proveniente do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

O fato é que, tradicionalmente, esse limite gera uma correria entre os que pretendem executar as propostas aprovadas ao longo do ano. A opção da FCC para garantir igualdade de participação entre os interessados é protocolar os incentivos conforme senhas retirada por ordem de chegada presencial. Então, quem já tem sinalização de um incentivador interessado, o indicado é não demorar para tentar garantir os valores para a realização do projeto.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima