Daniel Dach cria arte com a ajuda de pessoas surdas e cegas

Neste sábado (8), artista visual abre a exposição "Imersão" com videoartes e instalações no Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMA)

[playht_listen_button inline=”yes” tag=”p”]

Neste sábado (8), o artista visual Daniel Dach abre a exposição “Imersão” no Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMA). A mostra reúne videoartes e instalações feitas com a ajuda de pessoas surdas e cegas – várias delas também ligadas às artes. A ideia da colaboração procura dialogar com acessibilidade e isolamento social, e tem o apoio do Instituto Paranaense de Cegos (IPC).

A ideia do projeto surgiu durante a pandemia de covid-19, quando o isolamento social colocou em questão o convívio em ambientes como o museu. Foi quando Dach começou a pensar em como os museus, com frequência, acabam excluindo pessoas com algum grau de deficiência ou dificuldade de comunicação, uma vez que trabalha com peças que precisam ser vistas e, em alguns casos, ouvidas.

Daniel Dach

“Imersão” foi aprovada no edital do Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). No projeto, Dach propôs a criação de obras de arte que envolvessem pessoas cegas e surdas – elas seriam coautoras das peças. Assim, o trabalho foi idealizado por Dach, mas realizado com a ajuda de Allan Nikitis, Gabriela Grigolin, Gabriely do Carmo Siqueira, Paula Roque e Estefany Duarte de Oliveira.

A exposição é formada por seis vídeos, feitos em um estúdio criado na casa de Dach. Durante o processo de criação, foram produzidas cerca de oito horas de gravação com artistas, técnicos e colaboradores lendo e interpretando obras em Braille (sistema de escrita criado para pessoas cegas ou com baixa visão) e em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Além das videoartes, “Imersão” conta também com instalações que lembram as estruturas de uma casa e representam o isolamento imposto pela pandemia – além de fazer referência às mudanças significativas que ocorreram no mundo inteiro (como a adoção do home office).

Exposição 

“Imersão”, de Daniel Dach. Centro de Arte Digital do Museu Municipal de Arte – MuMA, no Portão Cultural ((Av. República Argentina, 3.430). Abertura dia 8 de abril, às 16h. A exposição fica em cartaz até o dia 8 de maio. Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima