Ainda dá tempo: peças do Festival de Curitiba para assistir no feriado de Páscoa

Quem não viajou pode aproveitar o feriado para ver bons espetáculos da programação do festival até o domingo de Páscoa (9)

[playht_listen_button inline=”yes” tag=”p”]

Aos 45 minutos do segundo, o Plural tem dicas para quem não foi encontrar o coelhinho na praia, na fazenda ou em qualquer outra cidade. Os que ficaram por aqui ainda podem aproveitar (muito) da programação do Festival de Curitiba, assistindo a ótimas peças de teatro, dança, espetáculos de rua e infantis. Dá até para correr e garantir os últimos ingressos disponíveis para as atrações da Mostra Lúcia Camargo, a principal do evento. 

A seleção indicada aqui é curtinha, mas com escolhas pensadas para todos e que não devem decepcionar. Confira a seguir o last but not least (por último, mas não menos importante) do Festival de Curitiba.

1 – “Matéria Escura”

(Mostra Lúcia Camargo)

Se for para escolher um espetáculo apenas, esta é a grande aposta – mas tem que gostar de espetáculo ‘modernoso’. A proposta do Cena 11 (grupo de dança catarinense com 30 anos de estrada) é ousada, o espetáculo leva ao palco algo como uma “dramaturgia cinética”. Em coletiva para a imprensa, o diretor, Alejandro Ahmed, explicou que tudo o que se move interessa para as criações dos artistas, desde palavras a imagens, passando pelo cinema e pelo vídeo. 

No final, é uma dança com diversidade – inclusive tecnológica –, essa criada em conjunto com Diego de los Campos. E quem pensa que o hightech é só uma projeçãozinha, deve se surpreender com muito mais: água, madeira, luz, motores e sintetizadores, usados como instrumentos musicais e também traquitanas que ganham vida em cena. Tudo é operado em tempo real no palco, pelas próprias bailarinas, conforme fala o diretor: “Mulheres superpoderosas que são o trabalho em si.”

Sessões sexta e sábado (7 e 8), às 20h30, no Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299 – Centro). Ingressos a partir de R$ 40.

2 – “Real Curitiba”

(IV Curitiba Mostra)

A Trupe Periferia volta ao festival a convite da idealizadora da Curitiba Mostra, Nena Inoue, com uma peça-protesto para derrubar mitos ao redor da “Cidade Modelo”. A apresentação única é um espetáculo de teatro, com dança, poesia e música, que fala das brutalidades que passam por aqui e de uma outra realidade que também mora na capital do Paraná. Na obra entram fatos, dados e até a violência policial vai para a cena. Tudo é parte de um retrato que nem sempre as pessoas gostam de encarar, mas que precisa ser discutido, precisa estar “nos holofotes”, conforme contou o diretor Kenni Rogers ao Plural

A criação é coletiva do grupo formado por jovens da periferia: Mary Jane, Mika, Zago, Poeta Diva Ganjah, Elton Louis, Liah Vitória, Naju, Vitor Bini, Felipe PG, Handal. Na percussão está o bloco “Eu e Tu, Tu mais Eu, Diorlei Santos”, e “Salve Samuca” na dança.

Sessão única no sábado (8), às 20 horas, no Teatro Novelas Curitibanas (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco). Ingressos ‘pague o quanto vale’.

3 – “Gorila”

(MoiM – Mostra de Impro)

Criada como vitrine e para valorizar a arte da improvisação cômica, tem na programação o olhar do sagaz diretor Andrei Moscheto, dos Grupos Antropofocus e o ImproDnA. Ele fez uma seleção com o melhor da improvisação made in Curitiba para entrar nos palcos do festival com direito a muita participação da plateia e risos, é claro. 

Quatro desses espetáculos ainda podem ser conferidos até o domingo de Páscoa, mas a nossa aposta é assistir “Gorila”. A sinopse da produção da companhia ImproDnA, dirigida por Moscheto, diz o seguinte: “Diretores improvisam, a preço de banana! No formato internacional de improviso “Gorila”, os diretores criam cenas com a ajuda do público e, ao final de cada uma delas, a plateia decide quantas bananas o diretor merece. O artista com mais bananas é o vencedor e os perdedores pagam um mico ao vivo”. Parece bem divertido.

Sessão única no sábado (8), às 21h30, no Mini-Guaíra (Auditório Glauco Flores de Sá Britto, na Rua Amintas de Barros, s/nº). Ingressos a partir de R$ 25.

4 – “Sonho de uma noite de verão”

(Mostra Lúcia Camargo)

Uma versão contemporânea alegre da obra de Shakespeare, com direção de Maurício Vogue para celebrar a vida. O cenário é o Jardim do Dizzy Café Concerto (casa de jazz em Curitiba) e a apresentação tem participação de uma DJ, que opera a trilha sonora.

De sexta a domingo (7 a 9), às 20 horas, no Dizzy Café Concerto (Rua Treze de Maio, 894 – São Francisco). Peça com ingressos gratuitos, mas com lugares limitados para 50 pessoas. A distribuição de ingressos começa às 18 horas no dia de cada apresentação e não há reservas.   

5 – “Contarolando histórias pelo mundo”

(Mostra Aslucianas 20 anos)

O espetáculo infantil de rua é uma das peças de repertório do grupo Aslucianas, do subúrbio do Rio de Janeiro-RJ, que completa 20 anos de trabalho. É indicado para crianças de 4 a 10 anos e parte da contação de histórias, com três viajantes (encenados por Luciana Ezarani, Angel Beatriz, Igor Cruz) narrando e cantando histórias de diversos continentes. 

Apresentações no sábado (8), às 14 horas, no Bebedouro do Largo da Ordem (Rua José Bonifácio, 33 – Centro); e no domingo (9), às 10 horas, na Praça João Cândido (São Francisco). Peça gratuita.

Festival de Curitiba

Ainda existem mais opções na programação do Festival de Curitiba. Outras informações no site do Festival de Curitiba ou clique aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima