Conheça alguns candidatos que concorrem ao Conselho Municipal de Cultura de Curitiba

A votação é neste sábado (9); representantes do Sated/PR destacam que a participação da comunidade é importante para definir os rumos da cultura na cidade

A eleição para o Conselho Municipal da Cultura, que representa a sociedade civil na elaboração e fiscalização das políticas públicas para arte e cultura em  Curitiba, é neste sábado (9), das 9h às 17h. 

Toda a comunidade pode votar, desde que o eleitor seja maior de 18 anos e residente na cidade. Todos têm direito a dois votos: um para representantes da sociedade civil das regionais; e outro para representantes das setoriais de setoriais de arte e cultura.

São dois locais de votação diferentes conforme cada categoria. O voto para escolher conselheiros das regionais é nas Ruas das Cidadania, conforme residência do eleitor; e a votação para representantes das setoriais das áreas culturais acontece na na sede do Conselho no Palacete dos Estudantes – UPE (rua presidente Carlos Cavalcanti, 1157). 

Os documentos exigidos são RG ou documento com foto e comprovante de residência.

Poucos eleitores no período da manhã

Até às 12h de sábado (9), apenas cerca de 50 pessoas votaram na Regional Matriz, segundo o 1° secretário do Sated/PR, Adriano Petermann, e o Presidente da entidade, Adriano Esturilho. Os representantes da entidade esperam maior adesão no período da tarde e solicitam a participação da comunidade na votação pela importância do conselho para o segmento, tanto pela geração de empregos e renda, quanto pela valorização da cultura na cidade. (Assista ao vídeo com depoimentos no final da reportagem.)

Candidatos

Informações sobre alguns candidatos, conforme eles mesmos se apresentam e argumentam suas candidaturas, foram passadas pelos concorrentes ao Sindicato de Artistas e Técnica em Espetáculos de Diversões do Paraná (SATED/PR), conforme convite aberto pela entidade (nem todos enviaram os dados). Confira a seguir.   

Representantes da sociedade civil 

Regional Matriz

Roberta ‘Cibin’ Nascimento 

“Sou produtora cultural há mais de 15 anos, acredito no poder imenso da arte e da cultura, ferramentas capazes de levar mensagens de mudança.

Hoje, junto a um coletivo de mulheres, me dedico ao Rock Camp Curitiba – um projeto social que cultiva um ambiente de apoio e sororidade para meninas, mulheres e pessoas LBTQIA+ por meio da música.

Para mim, o melhor trabalho é este, aquele que tenha um propósito maior do que eu.” 

Leandro Franklin Gorsdorf

Candidato se declara progressista.

“Sou professor de direitos humanos e direitos culturais da UFPR. Trabalho com a relação entre cultura e luta por direitos, através do projeto de extensão Máquina de Ativismos em Direitos Humanos. Já fui Pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR e conselheiro nacional das Cidades.

Espero poder contribuir para este novo momento da Cultura no Brasil.”

Regional Portão 

Gabriela Nunes Azoni Ferreira

Candidata se declara progressista.

“Sou atriz e produtora cultural e trabalho com políticas culturais inclusivas entre outras ações artísticas inclusivas.

Sou candidata ao conselho municipal de cultura pela Regional Portão, que consiste em metade do Campo Comprido, Água Verde, Fanny, Fazendinha, Guaíra, Lindóia, Novo Mundo, Parolin, Portão, Santa Quitéria e Vila Izabel.

Juntos, iremos lutar em prol da cultura popular e acessível para todos, fazendo com que nossa regional seja cada vez mais reconhecida nos espaços políticos e artísticos. Vamos unidos pela valorização da cultura.”

Regional Boa Vista

Michael Gomes de Oliveira Genofre

Candidato se declara progressista.

“Sou produtor cultural, diretor e ator profissional (DRT 31214/PR). Coordenador jurídico do SATED/PR. Idealizador do Coletivo de Cultura e Arte, COCAR.”

Regional Boqueirão

Tiemi Roseli Takahashi

“Sou Artista Plástica e Artesã, tenho uma barraca na Feira do Largo da Ordem desde 1998. 

Bacharel em Direito formada pela UFPR e em Educação Artística pela FAP, tenho nos últimos anos usado meu conhecimento para auxiliar os artesãos. 

Fui eleita em 2022 representante dos artesãos do Setor Garibaldi na Feira do Largo junto à Comissão de Feiras de Curitiba, encerrando no início de 2024 o meu  mandato, o que faz com que eu tenha uma bagagem razoável. 

Sou proativa, resiliente, tento lutar pelo que acho que é certo e pelo coletivo. Acredito que o ser humano tem que usar todo  seu potencial.

Assim, sei costurar, pintar, bordar, cantar, sou poeta, ambientalista desenvolvendo projetos de sustentabilidade e sou árbitra de bocha paralímpica dentre muitas outras coisas, e em tudo o que faço tento dar o meu melhor!  

A Regional Boqueirão tem agentes fazedores de Cultura com um potencial enorme e precisamos trazer mais projetos e recursos para as regionais.”

Literatura no âmbito das pesquisas, estudos de caráter científico no âmbito literário, dentre outros

Anna Carolina Ulandovski Azevedo 

“Desde 2010, quando lançou seu livro de estreia, “Dinamite: uma tragédia em Curitiba” pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, se dedica à Literatura enquanto linguagem artística e a sua forma de se expressar no mundo.

A principal faceta de seu fazer literário é a atuação como mediadora de leitura, desenvolvendo, desde 2012, ações com foco na formação leitora de crianças, adolescentes e pessoas adultas.

Acredita na coletividade como mola propulsora de sua arte: faz parte da Membrana Literária, grupa de escrita afetiva; da Zine Conserva, microeditora de publicações independentes; e da Cano Producoes, produtora focada na promoção de projetos socioculturais.

Atua, ainda, no desenvolvimento da cena literária sob o viés político. Está conselheira municipal de cultura, representando a Regional Boa Vista, Zona Norte, seu chão. Além disso, é uma das articuladoras do Foro Setorial do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.”

Artes Cênicas, compreendendo teatro, dança circo e ópera

Greice Barros

“Sou atriz, produtora e gestora cultural atuante na cidade há 23 anos, acompanhando os movimentos e ações voltadas às políticas culturais em nossa cidade e estado, nos últimos anos, em especial, na aplicação dos Recursos da Lei Aldir Blanc. Transito como produtora e gestora por diversas linguagens artísticas e culturais, e desde 2006 coordeno projetos de continuidade, festivais e mostras pela Núcleo Produções.

Sou formada em Artes Cênicas pela FAP/Unespar, com especialização em Políticas Culturais de Base Comunitária pela Flacso-Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais/Programa Ibercultura Viva.

Integrei coletivos político-culturais como Movimento de Teatro de Grupo de Curitiba e Rede Coragem. Produzo festivais de teatro, música e quadrinhos desde 2001, além de atuar em trabalhos no teatro, audiovisual e mais recentemente na dança e performance.

Abri esse espaço na minha vida, porque me senti convocada a estar presente de forma mais ativa e somar na escuta junto às trabalhadoras e aos trabalhadores das artes cênicas e da cultura como um todo, no intuito de fortalecer esse momento de retomada da cultura em nosso país.”

Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural compreendendo o patrimônio material e imaterial

Carine Piassetta (Rossane Piassetta Xavier)

“Sou integrante da classe artística há mais de 30 anos. Estou concorrendo pela primeira vez ao Conselho Municipal de Cultura, buscando a vaga destinada ao Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, abrangendo tanto o patrimônio material quanto o imaterial.

Além de Doutoranda em Artes Cênicas, atuo como Narradora de histórias quilombola, Produtora Cultural, e sou coordenadora das PLP´s Curitiba e Região Metropolitana.

Exerço a presidência do NSB Curitiba do SINDIEDUTEC, sendo também uma ativista engajada em movimentos sociais.

No campo educacional, sou docente de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de Teatro no IFPR Campus Curitiba.

Como cidadã comprometida com o enriquecimento cultural de Curitiba, peço seu apoio e voto para fortalecer minha candidatura. Estou dedicada a contribuir para a preservação e promoção do patrimônio histórico, artístico e cultural da nossa cidade.”

Audiovisual, compreendendo cinema, vídeo, internet, televisão e rádio

Nelson Henrique Wendling Settanni

Candidato se declara progressista.

“Sou bacharel em direito e estou graduando em gestão pública, tenho pós-graduações em Produção Executiva para Cinema e TV, e Educação e Novas Tecnologias.

Acredito na capacidade transformadora da linguagem audiovisual. Desde 2005, atuo profissionalmente como produtor, focando, a partir de 2013, em conteúdos de impacto social. Desde então, também tenho me dedicado ao fortalecimento do audiovisual em nossa cidade, participando e atuando na formulação de políticas públicas.

Fui presidente da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná – AVEC no biênio 2016-18. Também estive  conselheiro municipal de cultura em duas ocasiões anteriores, experiência que ampliou meu entendimento sobre os desafios e oportunidades que permeiam o universo cultural.

Quero ser representante do Audiovisual no Conselho Municipal de Cultura, não apenas como um profissional com habilidades técnicas, mas como alguém que compreende que a cultura desempenha um papel fundamental na formação de identidades e na facilitação de diálogos enriquecedores entre comunidades. É um laço que vai além de limitações, unindo passados, presentes e futuros. Não se resume apenas a uma expressão artística, mas reflete a diversidade que define nossa sociedade.

Vejo a cultura como um agente impulsionador de transformações, capaz de inspirar inovações, provocar reflexões e fomentar a inclusão.”

Outros candidatos que se declaram progressistas e comprometidos com a cultura popular

Regional Boqueirão: Patrícia Nader dos Santos 

Regional Tatuquara: Inecê Gomes

Linguagens funcionais, compreendendo moda, cultura alimentar e ilustração: Flavia Alessandra Medeiros

Até às 12h de sábado (9), apenas cerca de 50 pessoas votaram na Regional Matriz, segundo o 1° secretário do Sated/PR, Adriano Petermann, e o Presidente da entidade, Adriano Esturilho. (Imagem: Adriano Petermann)

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima