Com Guaíra esvaziado, Orquestra publica concerto de “2001” no Facebook

Obras clássicas que marcaram trilha sonora de Kubrick renderam dois vídeos: primeiro já está disponível e segundo sai neste domingo (22), às 18h

A Orquestra Sinfônica do Paraná havia programado para o dia 15 deste mês o concerto que inauguraria a temporada 2020, com composições que fazem parte da trilha sonora de “2001 – Uma odisseia no espaço”, o filme que Stanley Kubrick concluiu em 1968. Por causa do coronavírus, e mesmo com mais de 2 mil ingressos vendidos (o que implica em um Teatro Guaíra quase lotado), a apresentação teve de ser cancelada. Mas não completamente.

Teatro Guaíra, no última dia 15: vazio, por causa do coronavírus. (Maringas Maciel/Divulgação)

Os responsáveis pelo Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IOSP) decidiram realizar o concerto mesmo assim, mas de portas fechadas, para uma plateia vazia. A apresentação foi gravada e os vídeos serão publicados no perfil da Orquestra, no Facebook.

O primeiro vídeo saiu neste sábado (21) e mostra um teatro vazio e um silêncio impressionante. Ouve-se os passos do maestro Stefan Geiger entrando no palco, saudando os músicos, e a plateia vazia, para em seguida dar início ao “Danúbio Azul”, de Johann Strauss II.

O segundo e último vídeo será publicado neste domingo (22), às 18 horas, com o trabalho de outro Strauss, o Richard: “Assim falou Zaratustra” (uma composição para sempre associada ao filme “2001”).

“Porque a música nos une. Porque unidos somos mais fortes”, diz a mensagem da Orquestra. (Maringas Maciel/Divulgação)

De acordo com informações do IOSP, a decisão de fechar as portas do Guaíra no dia 15 (muito antes das medidas drásticas que foram tomadas desde então) não foi fácil. Primeiro, foi assegurado que os 90 músicos e o maestro estavam saudáveis e, depois, medidas de higiene foram adotadas para a realização do concerto.

O primeiro vídeo tem 12 minutos de duração e é lindo.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima