Cinemateca de Curitiba reabre nesta quinta com mostra de cinemas negro e japonês na agenda

Depois de um ano e oito meses fechado, o espaço volta a receber o público com exibição de filmes

Os cinéfilos já podem comemorar. Depois de um ano e oito meses fechada por conta da pandemia, a Cinemateca de Curitiba reabre ao público. A retomada se dá com exibição gratuita de filmes nacionais em ocasião do Mês da Consciência Negra e, depois, com uma mostra de cinema japonês.

“Estamos retomando nossas atividades exteriores. Durante a pandemia, continuamos com a nossa função de preservar filmes e de pesquisa, agora estamos reabrindo para o público. É bacana, porque uma das nossas missões é a difusão do bom cinema, isso faz parte no nosso DNA”, afirma Marcos Saboia, coordenador da Cinemateca. 

A Cinemateca retorna ao público com o foco de manter seu legado de quase 47 anos. Quem for assistir às exibições pode esperar o mesmo cuidado na escolha dos filmes, acolhimento das produções locais, espaço para lançamentos e também para as películas mais antigas. E o melhor: tudo de graça.

“Nossas exibições são um pouco diferentes. A gente passa muito filme local, muito lançamento, filmes bastante independentes e a gente valoriza muito a produção brasileira antiga, que já não é vista. Assim a gente permite que as pessoas conheçam alguns filmes que não imaginavam existirem”, diz o coordenador.

Entre as raridades, estão alguns dos filmes pioneiros do cinema paranaense, que datam do início do século 20, como as películas de João Batista Groff e de Anníbal Requião em seus formatos originais. Marcos afirma gostar muito da interação com as pessoas em seus processos de descoberta do cinema:

“É muito legal poder conhecer uma coisa nova, na companhia de outras pessoas, numa sala escura, com uma projeção bacana em uma tela grande; essa convivência de chegar lá e poder conversar, tirar dúvidas com a gente sobre cinema. A gente está lá à disposição, de braços abertos.” 

O espaço reinicia também as atividades de ensino, com o tradicional curso prático de cinema – com duração de três meses e previsto para o primeiro semestre de 2022 – e também com cursos independentes. Marcos explica que, devido ao lançamento de um edital pelo Fundo Municipal de Cultura, as pessoas poderão ministrar cursos usando a estrutura da Cinemateca.

Cinema negro brasileiro

Nos dias 18, 19 e 20, serão exibidos três filmes clássicos do cinema negro brasileiro.

No dia da reabertura ao público, nesta quinta-feira, será exibido o filme Barravento (1962), de Glauber Rocha. O longa trata do retorno do personagem Firmino, que tinha se mudado para Salvador, à aldeia onde morava, habitada por pescadores que profetizam as crenças de seus antepassados africanos, cultos místicos ligados ao candomblé. Sua visita, porém, gera tensões na aldeia, alterando o panorama do pacato local.

O documentário Cartola – Música para os Olhos (2007) será exibido na sexta-feira (19). O longa conta sobre a vida e obra do sambista carioca e reflete sobre a construção da memória no Brasil.

A atração seguinte, no sábado (20), será o filme Xica da Silva (1976), que conta a vida de uma escrava na região das Minas Gerais, que se vê como o interesse amoroso de um poderoso aristocrata português, que a transforma na “rainha do diamante”, o que não alegra a corte portuguesa.

Cinema contemporâneo japonês

De 22 a 27 de novembro será exibida uma seleção de filmes contemporâneos do cinema japonês.

Ao contrário do outro grupo de longas, este conta apenas com filmes produzidos nos últimos cinco anos, de gêneros variados, incluindo uma animação. A mostra é um oferecimento do consulado do Japão em Curitiba.

Serviço:

Reabertura da Cinemateca

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174, São Francisco

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Dia 18/11 – Barravento

Direção Glauber Rocha, 1962

Horário: 19h

Duração: 1h20min 

Gênero: Drama

Classificação: 12 anos

Dia 19/11 – Cartola – Música para os Olhos

Direção Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, 2007

Horário: 19h

Duração: 1h28min

Gênero: Documentário/Música

Classificação: 10 anos

Dia 20/11 – Xica da Silva

Direção Carlos Diegues, 1976

Horário: 16h

Duração: 1h57min

Gênero: Drama/Comédia

Classificação: 16 anos

CINEMA JAPONÊS

Dia 22/11 – POP IN Q

Direção Naoki Miyahara, 2016

Horário: 19h

Duração: 1h35min

Gênero: Animação/Fantasia/Aventura/Musical 

Classificação: livre

Dia 23/11 – Dad’s Lunch Box

Direção Masakazu Fukatsu, 2017

Horário: 19h

Duração: 1h16min

Gênero: Comédia/Drama

Elenco: Toshimi Watanabe, Rena Takeda

Classificação: livre

Dia 24/11 – Strawberry Song

Direção Shintaro Sugawara, 2019

Horário: 19h

Duração: 1h54min

Gênero: Drama/Romance/Terror

Classificação: livre

Dia 25/11 – The Tokyo night sky is always the densest shade of blue

Direção Yuya Ishii, 2017

Horário: 19h

Duração: 1h48min

Gênero: Drama

Classificação: livre

Dia 26/11 – For love’s Sake

Direção Naoki Segi, 2018

Horário: 19h

Duração: 1h57min

Gênero: Romance

Classificação: livre

Dia 27/11 – Parks

Direção Natsuki Seta, 2017

Horário: 14h

Duração: 1h58min

Gênero: Drama/Família

Classificação: livre

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima