Apresentação folclórica do grupo Junak tem ingressos gratuitos

Em sessão única, o grupo leva ao palco espetáculo sobre a cultura polonesa

No sábado (16) o Grupo Folclórico Polonês Junak Sociedade União Juventus faz apresentação no Campus da Indústria, em Curitiba. O espetáculo é dedicado aos imigrantes que vieram para o Brasil, ao renascimento do folclore e à reconstrução da Polônia.

Das lutas, resiliência e força há o folclore polonês, que dá um contraponto de uma cultura vibrante e colorida, destacada por sua beleza. Em Curitiba e no sul do país, o folclore polonês tem ainda mais significado, pois esta é uma das etnias que formaram a população local.

Leia também: Caixa Cultural Curitiba reabre agenda de shows com Tetê Espíndola 

Imigração polonesa

A imigração polonesa para a América Latina começou na segunda metade do século XIX, com o desembarque de aproximadamente 150 mil imigrantes no Brasil e na Argentina. Em Curitiba chegaram por volta de 1971, atraídos pela oportunidade de trabalho nas áreas rurais no entorno da cidade. A história local é tão marcada pelo povo polonês que há inúmeros nomes de ruas e praças que remetem aos poloneses, além da presença do artesanato e gastronomia na vida dos paranaenses.

Junak

O Grupo Folclórico Polonês Junak Sociedade União Juventus surgiu em 1960, para preservar as tradições e a cultura polonesa, pelo canto e dança. Desde então, está presente nos principais festivais folclóricos que ocorrem na própria Polônia, festival de dança de etnias, além de ser um grupo reconhecido e premiado ao longo de sua trajetória.

Espetáculo do Grupo Folclórico Polonês Junak

Sábado (16), às 19h30, no Sesi Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1341). Reserva de ingressos neste link. Entrada franca. Estacionamento gratuito.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima